Home Sem categoria A visão do aluguel inteligente para um futuro sustentável

A visão do aluguel inteligente para um futuro sustentável

1184
0

*Por Cristiane Piacentini

No mundo empresarial contemporâneo, a busca por soluções sustentáveis e eficientes está se tornando cada vez mais prioritária. Nesse contexto, o aluguel de equipamentos emerge como uma alternativa promissora, atendendo às demandas operacionais das empresas enquanto contribui para a preservação do meio ambiente e para a manutenção de parques tecnológicos atualizados.

É crucial compreender o papel do aluguel de equipamentos na sustentabilidade ambiental. Ao optar pela locação em vez da compra, as empresas reduzem significativamente o consumo de recursos naturais, já que a produção de novos equipamentos demanda energia e matéria-prima. Além disso, a prática de aluguel promove a reutilização e a reciclagem, minimizando o descarte prematuro de dispositivos eletrônicos e contribuindo para a diminuição do volume de resíduos sólidos. Dessa forma, a locação de equipamentos torna-se uma estratégia alinhada aos princípios de responsabilidade ambiental, crucial para mitigar os impactos negativos das atividades empresariais sobre o ecossistema.

Outro aspecto importante é a contribuição desta modalidade de consumo para a manutenção de parques tecnológicos atualizados. Em um cenário de constante evolução tecnológica, a obsolescência dos equipamentos chega a ser inevitável. No entanto, quando o aluguel é escolhido, as empresas têm a flexibilidade de atualizar sua infraestrutura de forma ágil e econômica, sem necessidade de investimentos significativos em novos equipamentos. Isso não apenas aumenta a competitividade e a eficiência operacional das organizações, mas também assegura que estejam sempre alinhadas com as últimas tendências e inovações do mercado.

Além dos benefícios tangíveis, o aluguel de equipamentos destaca-se no contexto das questões ESG, ganhando relevância no cenário corporativo atual. Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas fortalecem sua reputação e sua relação com investidores, clientes e demais partes interessadas. Do mesmo modo, demonstram seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, fatores cada vez mais valorizados no processo de tomada de decisão dos consumidores e no mercado financeiro.

Essa tendência não se limita ao mercado B2B. Um estudo sobre os hábitos dos brasileiros em relação à locação de bens revelou uma crescente adesão à economia compartilhada, impulsionada pela pandemia da Covid-19. Realizado pela Casa do Construtor em parceria com a AGP Pesquisas, o levantamento entrevistou 600 pessoas de diferentes regiões e classes sociais. Dos entrevistados, 36% consideraram interessante alugar seus pertences, sendo que 24% demonstraram disposição para isso, enquanto apenas 3% já o fazem.

Observando esta mudança de paradigma, a Acer criou o Acer as A Service com o objetivo de oferecer o aluguel de equipamentos para empresas, diretamente da fábrica, disponibilizando não apenas os produtos da marca, mas também toda a camada de serviços e soluções corporativas. O negócio de locação de equipamentos corporativos faz parte da estratégia de atendimento da companhia para o mercado B2B a nível nacional, sendo a primeira fabricante no país a oferecer locação de dispositivos com serviços inclusos.

Para concluir, o aluguel de equipamentos representa uma abordagem inteligente e responsável para as empresas que buscam conciliar suas necessidades operacionais com os princípios de sustentabilidade e inovação. Reduzir o impacto ambiental, garantir a atualização tecnológica e fortalecer a posição no mercado ESG trazem às organizações uma série de benefícios, tanto financeiros quanto em termos de reputação e competitividade. Portanto, investir no aluguel de equipamentos não é apenas uma escolha estratégica, mas também uma demonstração de compromisso com um futuro mais sustentável e próspero para o setor.

*Cristiane Piacentini é Gerente de Novos Negócios da Acer do Brasil.

SOBRE A ACER

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7,7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 13 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.

Para mais informações