Home Sem categoria Simepe notifica e pede soluções ao Cremepe para a crise enfrentada por...

Simepe notifica e pede soluções ao Cremepe para a crise enfrentada por profissionais médicos da UPAE Petrolina

521
0

A diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), notificou, esta semana, através de ofício à presidência do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), sobre os problemas enfrentados pelos médicos que prestam serviço na UPAE Dr. Emanoel Alírio Brandão, localizada em Petrolina, Sertão do São Francisco.

A crise administrativa da unidade de saúde, tem comprometido a gestão das escalas de trabalho destinadas aos profissionais médicos que atendem no local. Os médicos que são no número de 4 plantonistas por turno de 12h, tem atendido em média 200 e 120 pacientes nos períodos diurno e noturno, respectivamente.

O quantitativo preconizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece como parâmetro, através de resolução de número 2077/2014, uma média de 1 plantonista para cada 36 pacientes em 12 horas de atividade, o que difere totalmente da situação  enfrentada na UPAE Petrolina. Além disso, os médicos plantonistas estão evoluindo uma média de 14 leitos de sala amarela e 4 leitos de sala vermelha, o que também diverge da resolução do CFM, que preconiza 1 plantonista para cada 8 leitos.

Após a apuração das denúncias o Simepe concluiu que, por tamanha disparidade entre a real situação do equipamento de saúde e o que recomenda o Conselho Federal, faz-se necessária a uma atuação direta do Cremepe no que se refere ao cumprimento das resoluções, que tem por objetivo ofertar à população um serviço de saúde de qualidade.

Remoção de Pacientes –  Outra queixa trazida pelos médicos plantonistas da UPAE Dr. Emanoel Alírio Brandão, está relacionada às remoções para outros serviços de saúde, o que é vedado por resolução do Cremepe. Para realização desses procedimentos, a escala que já é defasada, sofre a ausência de mais um profissional médico que estará atuando no deslocamento com o paciente.(Ascom)

Previous articlePresidente Lula anuncia 16 novos ministros; lista tem Alckmin e 6 primeiras mulheres
Next articleForte chuva na Bahia já deixa 1.005 desabrigados e 14.217 desalojados