Home Sem categoria Sintraf Petrolina participa de reunião com Agência Pernambucana de Águas e Climas-...

Sintraf Petrolina participa de reunião com Agência Pernambucana de Águas e Climas- APAC e Instituto Agronômico de Pernambuco em Recife

93
0
A Diretoria do Sintraf de Petrolina, assistindo ao CONSUPONTAL, junto com o seu jurídico, por meio do apoio e intermediação do Deputado Estadual Joel da Harpa, participou hoje (25), de reunião com representantes da Agência Pernambucana de Águas e Climas e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para tratar dos assuntos relacionados ao uso e administração dos recursos hídricos dos Riachos Pontal e afluentes.

Na oportunidade, a Presidenta do Sintraf Isália, externou a importância da parceria e intervenção da APAC nos conflitos e problemas hoje existentes relacionados ao uso da água, destacando que deve ser observado o uso consciente e sustentável, além da necessidade de formalizarem a situação que hoje ocorre. O assessor jurídico do SINTRAF e do CONSUPONTAL, o advogado José Bezerra Netto explanou a expectativa e projeto dos comunitários que fazem parte das adjacências do Riacho Pontal: “a vinda a APAC se deu em razão de encontrarmos um entrave formal/legal para que possamos executar um projeto de administração e gestão dos recursos hídricos, considerando que a APAC é o órgão responsável. Nós trouxemos um problema, e já oferecemos uma solução, nesse primeiro momento sinalizaram positivamente sobre a nossa proposta, aguardaremos a resposta oficial ao nosso ofício.”
Na mesma reunião os representantes do CONSUPONTAL solicitaram o apoio para dimensionarem a quantidade de água que precisam formalmente. Em resposta foi indicado pela APAC e seus diretores que se tentasse obter esse auxílio por meio do IPA e seus técnicos.

Em seguida, acompanhando o Dep. Joel da Harpa, os representantes estiveram na ALEPE, onde fizeram o primeiro contato com o Presidente do IPA Kaio Maniçoba, que organizou sua agenda e recebeu os petrolinenses na sede do IPA de Recife.

Na oportunidade,os representantes do CONSUPONTAL solicitaram do IPA o apoio de seus técnicos. Na reunião o Presidente do IPA garantiu apoio irrestrito, sobretudo por se tratar de uma solução de um problema tão antigo, informando que encaminharia solicitação direta ao Gerente Regional do IPA, João Batista, para que esse já providenciasse o que fosse necessário.

Ao fim das reuniões o Deputado Joel da Harpa reafirmou seu compromisso em auxiliar no que estivesse ao alcance dele, e parabenizou os comunitários pela organização e disposição em resolver uma situação tão complexa, destacando a importância do poder público ouvir a coletividade e dar apoio às suas demandas.

RETORNO DA REUNIÃO DO DIA 22/10/2021 com a CODEVASF.

No mesmo dia, 25, os representantes do CONSUPONTAL receberam uma notícia positiva do vereador Wenderson Batista sobre o retorno da reunião com a CODEVASF, afirmando que a gerência da CODEVASF se comprometeu em manter a regularidade do fornecimento de água.

A presidenta do SINTRAF destacou o quanto é importante a união de esforços em torno de uma demanda que passa por diversas competências. “Estamos conseguindo mostrar aos agentes públicos que essa demanda dos comunitários do Pontal deve ter apoio e trabalho das 3 esferas do governo: Municipal, Estadual e Federal. O prefeito Miguel Coelho já sinalizou que o que precisar da prefeitura ele estará à postos. A APAC, ao informou que estarão disponíveis para dar todo apoio que puderam. E a CODEVASF, conforme resposta do vereador Wenderson, está se comprometendo a dar segurança a esses agricultores. Pautas super positivas”, finalizou.(Ascom)