Home Sem categoria Sesc e Sebrae oferecem formações culturais com mais de 450 vagas

Sesc e Sebrae oferecem formações culturais com mais de 450 vagas

506
0

A Escola de Educação Patrimonial e Empreendedorismo Cultural e Criativo busca desenvolver pessoas nas áreas de gestão cultural, novos negócios, economia criativa e digital, entre outras formações. As inscrições são gratuitas e estão abertas no cursos.sescpe.com.br. Aulas são online

A cidade de Goiana, na Zona da Mata, vai receber a primeira Escola de Educação Patrimonial e Empreendedorismo Cultural e Criativo do estado. A iniciativa, do Sesc Ler do município em parceria com o Sebrae, está com inscrições abertas para formações gratuitas que serão realizadas nos meses de setembro e outubro deste ano.

O projeto inédito tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva e impulsionar a economia local, que se caracteriza por uma intensa produção artística e rico patrimônio cultural. Demanda esta que foi atendida pelo edital de Captação de Projetos de Apoio aos Empreendedores dos Municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, do Sebrae, que prevê o desenvolvimento de projetos que sigam a estratégia local e observem as características e as vocações da região.

“A cidade de Goiana é rica em equipamentos históricos e turísticos e tem potencial cultural e econômico. Por isso, queremos estimular a promoção de ações que apoiem a produção e iniciativas locais, desenvolvam a autoestima e o senso de pertencimento de quem vive aqui. Os cursos pretendem contribuir com a consolidação dos negócios locais e o surgimento de novos negócios.”, conta a professora de artes da unidade e responsável pelo projeto, Bárbara Collier. São mais de 450 vagas distribuídas em turmas presenciais e online.

Estão sendo ofertadas as formações de Acessibilidade cultural e áudio descrição; Conservação e Restauração de Obras Sacras: Conceitos, Métodos e Práticas; Empreendedorismo digital; Laboratório de estamparia criativa; Performance de inovação para negócios em Economia Criativa; Produção cultural e novas economias: estratégias de financiamento coletivo para projetos culturais; Patrimônio cultural e turismo criativo; e Mediação cultural. Elas são voltadas para empreendedores, artesãos, artistas, que já atuam ou tenham interesse de ingressar na área, além de pessoas que tenham afinidade com os conteúdos que envolvam patrimônio, criatividade, cultura, fomento de novos negócios, entre outros.

Para participar, é preciso acessar a plataforma cursos.sescpe.com.br e realizar a matrícula de forma online.  As inscrições podem ser feitas até a data de início das oficinas ou até atingir o limite de vagas. A realização das atividades presenciais é regida cumprindo os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, número reduzido de alunos e distanciamento social. Para quem não tem acesso à internet as aulas on-line serão transmitidas na unidade do Sesc Ler Goiana de forma a obedecer às regras sanitárias.

o Sesc, No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Escola de Educação Patrimonial e de Empreendedorismo Cultural e Criativo

  • Gratuito
  • Inscrições: cursos.sescpe.com.br
  • Conservação e Restauração de Obras Sacras: Conceitos, Métodos e Práticas (presencial)
  • Data: 30/08 a 19/11/21, das 8h às 17h
  • Objetivo: oferecer a formação em conservação e restauração de acervos e bens culturais.
  • Mediação cultural (presencial)
  • Data: 10/9 a 29/10/21, das 13h às 17h
  • Objetivo: oferecer formação de mediadores culturais, discutindo e instrumentalizando seu papel para atuar em equipamentos culturais e outros espaços.

Acessibilidade cultural e áudio descrição (presencial)

  • Data: 11/9 a 09/10/21, das 8h às 17hObjetivo: fornecer ferramentas de inserção cultural, seguindo as leis de acessibilidade às pessoas com deficiência, com técnicas e práticas para a formação de áudio-descritor.

Patrimônio cuLtural e turismo criativo (online)

  • Data: 13/9 a 28/10/21, das 18h às 19h
  • Objetivo: empoderar as pessoas sobre a história, características e patrimônios da cidade de Goiana, potencializando o turismo cultural da região e, com ele, estimular demais setores.

Performance de inovação para negócios em economia criativa (online)

  • Data: 13/9 a 6/10/21, das 19h às 20h30
  • Objetivo: fornecer estratégias para mapear o grau de inovação do setor cultural, trazendo perspectivas do empreendedorismo para produção e distribuição de produções.

Empreendedorismo digital (online)

  • Data: 14/9 a 19/10/21, das 19h às 21h
  • Objetivo: instruir o empreendedor na criação, administração e logística de negócios dentro de plataformas digitais, redes sociais e marketing digital.

Laboratório de estamparia criativa (presencial)

  • Data: 27/9 a 1/10/21, das 8h às 12h ou das 18h às 22h
  • Objetivo: apresentar técnicas de estamparias, pigmentação natural de tecido, prototipagem de produtos e ferramentas para a aplicação na moda, na decoração e na arte.

Produção cultural e novas economias: estratégias de financiamento coletivo para projetos culturais (online)

  • Data: 6 a 27/10 ou 8 a 29/10, das 14h às 17h
  • Objetivo:  formar produtores culturais para compreender suas atribuições para realização de produtos culturais, com elaboração, gestão e administração deles.