Sede da Univasf-Petrolina-PE

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ampliará, a partir da próxima segunda-feira (05), o serviço de plantão psicológico online, realizado por meio do projeto de extensão Ceppsi Acolhe, e reiniciará a psicoterapia online com pacientes que tiveram seus atendimentos suspensos no início da pandemia de Covid-19.

Serão ofertadas 80 novas vagas por semana para o plantão psicológico online. Este serviço é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa, inclusive às pessoas surdas, com atendimento em Libras. As inscrições estão abertas e são realizadas continuamente.

O ‘projeto Acolhe’ visa oferecer momentos de escuta para pessoas a partir de 18 anos, que estejam em sofrimento psíquico. Os interessados devem se inscrever de segunda a quinta-feira, por meio de formulário online. As inscrições são de fluxo contínuo, com fechamento de uma lista às quintas-feiras. Os atendimentos são realizados via Google Meet.

A coordenadora do Ceppsi, Sílvia Morais, explica que com a volta dos estagiários do curso de Psicologia no semestre letivo suplementar 2020.3 foi possível aumentar o número de atendimentos do plantão psicológico, que durante a pandemia de Covid-19 foi realizado de maneira limitada. Ela esclarece que o plantão é um pronto atendimento psicológico para situações de emergência e de sofrimento psíquico. “Não se trata, portanto, de psicoterapia”, enfatiza. Cada pessoa pode ser atendida até três vezes, por psicólogos diferentes.

O Ceppsi também reiniciará a psicoterapia online com os pacientes que já estavam sendo atendidos pelo serviço e tiveram seus atendimentos interrompidos no início da pandemia do novo coronavírus. A equipe do Ceppsi entrará em contato com esses pacientes para informá-los sobre o retorno dessas atividades. Segundo a coordenadora, será divulgada em breve a abertura de novas vagas para esse serviço, que se caracteriza por um acompanhamento extensivo sem limite no número de atendimentos. “Estamos priorizando usuários que tiveram seus processos de acompanhamento suspensos após a pandemia. Em seguida, abriremos novas vagas. É um processo de retomada gradual”, afirma.

Informações da Univasf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui