O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) participou, nesta quinta-feira(29), no plenário do Senado, da sessão especial em homenagem aos 45 anos da Codevasf. No discurso, defendeu que a expansão das áreas de atuação da instituição, a exemplo do que já ocorre no Vale do Parnaíba, esteja atrelada à garantia de recursos.

Fernando Bezerra lembrou que o sucesso do polo de fruticultura, formado pelas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), deve ser atribuído à Codevasf, que soube transformar terras áridas em perímetros de irrigação. “O futuro da Codevasf certamente será ainda melhor que o passado que ela construiu. Porque, vendo o sucesso acontecer na região do São Francisco, parlamentares trataram de alargar o território de atuação da Codevasf, levando para o Parnaíba, para os rios maranhenses e agora para as bacias dos rios do Tocantins. Mesmo parlamentares de outras regiões, como é o caso do Sul do país, já começam a discutir aqui no Senado que a Codevasf deveria ser uma empresa nacional para atuar em todo do território do país”, disse.

Para o senador, o Brasil ainda tem um grande potencial de agricultura irrigada a ser explorado. “Tem que haver o compromisso de defender a Codevasf e traduzir isso em recursos concretos no orçamento público federal para que ela possa atuar com força e desenvoltura”, afirmou Fernando Bezerra ressaltando, ainda, a importância da revitalização do São Francisco. “A Codevasf nunca poderá deixar de empunhar a bandeira da revitalização do São Francisco, o rio que emprestou o seu nome. Essa é uma tarefa urgente, que precisa ser prioridade”.

Osvaldo Coelho – O senador aproveitou para homenagear o deputado federal Osvaldo Coelho, cuja atuação foi “decisiva” para que a Codevasf pudesse cumprir o seu papel. “Não poderia deixar de registrar a atuação dedicada, decisiva de um parlamentar do meu estado, o deputado federal Osvaldo Coelho, que muitos anos abraçou a Codevasf como instrumento de desenvolvimento do Nordeste brasileiro”.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui