Pensando na modernização da marca, o logotipo da feira Semiárido Show passou por uma remodelagem no design, ganhando um novo padrão. O trabalho foi fruto de uma parceria da Unidade com a Embrapa Meio Norte, por meio dos seus Núcleos de Comunicação Organizacional (NCOs). O resultado será aplicado já no evento deste ano, que acontecerá nos dias 19 a 22 de novembro.

O objetivo da renovação foi tornar o logotipo mais moderno e de fácil aplicação nas peças gráficas, além de ampliar a representatividade da diversidade agrícola, econômica, social e cultural do Semiárido. Outro ponto considerado foi a busca por uma identidade exclusiva e que traduzisse de maneira mais efetiva a amplitude da feira.

A proposta de mudança foi discutida durante as primeiras reuniões preparatórias do Semiárido Show, realizadas entre o final de 2018 e o início de 2019. Nestas ocasiões, os profissionais de comunicação do NCO fizeram, junto aos demais membros da comissão organizadora, ponderações sobre as restrições de aplicabilidade da marca anterior em alguns materiais, devido, por exemplo, ao formato arredondado e à quantidade de elementos. “Quando inseridos em peças menores, os desenhos internos pareciam apenas um conjunto de traços não identificáveis, gerando uma poluição visual. E em peças horizontais, até mesmo o nome do evento se tornava pouco legível”, observa a jornalista Fernanda Birolo.

Para orientar o trabalho da designer Luciana Fernandes, da Embrapa Meio Norte, responsável pela criação do logotipo, o NCO produziu um documento com um conjunto de informações que identificavam os problemas da versão anterior do mesmo, também sugerindo soluções para o novo modelo. Para a construção do conceito a ser passado pelo logotipo, foram apontadas questões técnicas, como cores, formato e funcionalidade, além de referências às características do evento, da região e dos trabalhos realizados pela Embrapa. A nova marca deixa de lado o tradicional marrom para apostar em tons coloridos e traços mais definidos. O selo, que remetia a uma peça de couro, dá lugar a desenhos mais representativos do Semiárido, com uma tipografia que se alinha ao conjunto da identidade.

No memorial descritivo do logotipo, a designer detalha o significado dos principais elementos e cores utilizadas na atualização: “A espiral simboliza o movimento do vento no sertão, do calor, do sol, se refere ao clima da região, grafado com a cor laranja que simboliza o desenvolvimento. É o que dá movimento para a marca. E também é a parte quente que se contrapõe ao céu, que é simbolizado pelo azul e pelos arcos, que representam o céu, a água e a nova possibilidade de retenção de água”.

Já os fios verdes “simbolizam a conectividade que a tecnologia nos inspira. São pontos conectados a fios, que se usa como nós. É uma representação gráfica para a tecnologia digital que se forma em circuitos. É o lado mais moderno da marca, que traz o diferencial e complementa com um toque de modernidade”, destaca o documento. Por fim, “a cor verde claro remete à tecnologia na agricultura e na produção agrícola, e em curvas, porque vem com o desenvolvimento da região. O tom de verde limão ou maçã verde, é uma tendência moderna de representação para o design de marcas”, conclui.

As peças gráficas com a aplicação da nova identidade visual do Semiárido Show já estão sendo produzidas e começam a ser divulgadas ainda neste mês de julho. Além do logotipo, a arte, também criada pela designer Luciana Fernandes, faz referência aos diversos elementos característicos da região e do evento: a família, a água, os cultivos alimentares e forrageiros, a produção animal, o bioma Caatinga, as energias renováveis, a ciência e as tecnologias dela decorrentes.

Acesse aqui a versão digital do cartaz do Semiárido Show 2019. Baixe também o web bannerpara divulgação nas mídias sociais. O manual de identidade visual da marca, com o memorial descritivo e informações para aplicação do logotipo também está disponível para download aqui.

Mais informações sobre o evento no site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui