Home Sem categoria Pets proporcinam diversos ensinamentos para as famílias das quais fazem parte. Confira...

Pets proporcinam diversos ensinamentos para as famílias das quais fazem parte. Confira alguns!

505
0

Ter um bicho é tudo de bom! Não à toa, existem cerca de 132 milhões de pets espalhados pelas casas brasileiras. Atualmente, o país é o 4° do mundo em quantidade de animais domésticos, de acordo com o IBGE. Além de ótimas companhias, eles também proporcionam diversos aprendizados para as famílias das quais fazem parte.

1 – Companheirismo

Só quem tem pet em casa sabe como é inspiradora a fidelidade dos bichos. Sem julgamentos, eles estão sempre presentes – seja com “lambeijos”, alguma graça para fazer o tutor rir ou apenas estando presentes.

“Já foi comprovado que o contato com os animais ajuda a liberar diversos hormônios responsáveis pelo equilíbrio do humor nos humanos, como a endorfina e a ocitocina. O bicho te aceita da forma que você é e oferece amor incondicional, ajudando na solidão, na motivação e na sociabilidade”, afirma Vanessa Gebrim, especialista em psicologia clínica.

2- Respeito ao meio ambiente

Em um mundo em que tantos animais correm riscos de extinção devido à caça e à desvalorização da fauna, ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente é essencial para o futuro do planeta.

“Em contato direto com bichos, é mais fácil assimilar a importância dos cuidados com o planeta, uma vez que a criança cria vínculo amoroso com aquele pet, que pode ser extrapolado para todos os outros seres”, explica Sabina Scardua, médica veterinária comportamentalista e colunista do Vida de Bicho.

3- Responsabilidade

Para garantir bem-estar ao animal, os tutores devem cumprir algumas obrigações ao longo do dia: limpar as necessidades, oferecer alimento, água, brincadeiras e passeios, dependendo da espécie.

Respeitando o tempo e as limitações de cada criança, os pais podem pedir ajuda para realizar algumas dessas funções ou ensiná-los a as realizarem sozinhos. “Isso reforça o senso de responsabilidade e autonomia nos pequenos, fazendo com que eles se sintam mais confiantes. Outra dica é sempre elogiá-los para estimulá-los e para que saibam que estão fazendo um bom trabalho”, acrescenta Vanessa.

Leia outros conteúdos sobre comportamento no site de Vida de Bicho

Previous articlePE Conduz inscreve pessoas com deficiência para rota de lazer em Petrolina. Evento é neste domingo(15)
Next articleConcorrida! Começou a 6ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Juremal-Juazeiro-BA. Evento termina hoje(15)