O sábado (15) foi de intensa movimentação nos postos de saúde e nos pontos estratégicos de vacinação montados pela Prefeitura de Petrolina, durante o mutirão especial de vacinação contra o sarampo. Essa é a terceira fase dessa campanha, e o público-alvo desta vez são crianças e jovens de cinco a 19 anos. Petrolina não tem registro da doença, mas é importante não descuidar.

O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto, já que ainda há indícios de surtos ativos em algumas regiões do país. Apesar da nova etapa da campanha intensificar a imunização das pessoas de 5 a 19 anos, a Secretaria de Saúde reforça que os demais grupos – pessoas de 6 meses a 49 anos, sobretudo a população infantil, também puderam se vacinar”, informou Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde.

Além das Unidades Básicas de Saúde, a procura foi alta nos pontos estratégicos montados no River Shopping, no Bodódromo, na Feira da Cohab Massangano e na Praça do Bambuzinho. Durante a semana a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município e o esquema das Unidades Móveis segue assim até o final de fevereiro: segundas e sextas (shopping); terças (aeroporto); quartas (rodoviária); quintas (orla/ponto das barquinhas). Lembrando que os postos de saúde atendem das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural. Já os pontos estratégicos funcionam das 14h às 18h.

Doença

O sarampo é uma doença viral, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.  Vale destacar que, manter o cartão de vacina atualizado, seja de criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de doenças.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui