Home Sem categoria Salsinha, espinafre: estudo americano define os 10 alimentos mais saudáveis do mundo;...

Salsinha, espinafre: estudo americano define os 10 alimentos mais saudáveis do mundo; veja o ranking

697
0

Nutritivos e vitaminados, conheça as opções que não podem faltar nas compras da feira e do mercado

A escolha dos alimentos no supermercado geralmente é feita com base em uma lista de necessidades. Mas elas incluem as opções mais saudáveis disponíveis? Saiba quais foram os que entraram no ranking feito por pesquisadores da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos EUA.No total, 41 alimentos tiveram a densidade de seus nutrientes analisada. Os especialistas calcularam a quantidade presente de 17 nutrientes essenciais para o corpo humano, como a vitamina A. Em seguida, compararam a proporção da presença desses componentes em relação ao número de calorias presente em cada um deles.Dentre os diversos legumes, frutas e vegetais, veja os que entraram no top 10:

Agrião
Em primeiro lugar, considerado o alimento mais saudável de todos, o agrião se destaca pela sua riqueza nutritiva. O vegetal de folhas escuras alcançou o topo por conter não apenas as vitamina C e A, mas também ferro, potássio, magnésio, cálcio e componentes antioxidantes. O estudo aponta para a capacidade medicinal da planta de desintoxicar o corpo e purificar o sangue.

AgriãoAgrião | Foto: Reprodução Brasil Escola

Alface chinesa
Em seguida, no segundo lugar, a alface chinesa. Fonte de nutrientes, proteína vegetal e aminoácidos necessários ao organismo, além de também oferecer as vitaminas C e B, não pode faltar na lista do supermercado.

Alface chinesaAlface chinesa | Foto: Reprodução Orgânia

Acelga
A acelga toma posto do terceiro lugar no pódio. O vegetal, que contém poucas calorias, carrega em si série de nutrientes. Rico em vitaminas B e C, além do betacaroteno (que ajuda na produção de vitamina A). Sua folhagem oferece um cardápio de minerais, como ferro, cálcio e magnésio.

AcelgaAcelga | Foto: Reprodução Panelinha

Folha de beterraba
A folha de beterraba ganha da própria raiz no quesito nutrição. Os especialistas chegaram à conclusão que a folhagem merece ao quarto lugar após verificarem que ele é fonte de betacaroteno e cálcio em maior quantidade. Além, claro, vitaminas e minerais presentes no vegetal.

Espinafre

O espinafre, em quinto lugar, contém nutrientes “semelhantes ao da acelga”, contudo, em menor concentração. Mais um da família das folhas verde-escuras, apresenta as vitaminas do complexo B e C junto aos minerais essenciais ao organismo.

EspinafreEspinafre | Foto: Reprodução Info Escola

Chicória
Pouco conhecida no Brasil, mas com o sexto lugar no ranking, a chicória é um alimento com a função de saciar o apetite. Sua riqueza está na quantidade de fibras presente nela, um grande ponto positivo para auxiliar na digestão. Estão presentes nela as vitaminas A, B e C, zinco, potássio e ácido fólico.

Tendência arriscada: Uso de cigarro eletrônico por apenas 30 dias já é capaz de gerar problemas respiratórios severos, diz estudo
ChicóriaChicória | Foto: Ceagesp/Divulgação

Alface
Querida pelos brasileiros, a alface ocupa a sétima colocação no ranking. A hortaliça, formada por 95% de água, é pouco calórica. Dentre os seus componentes, se destacam o betacaroteno, folato, vitaminas do complexo B e vitamina C, e minerais, como o cálcio.

AlfaceAlface | Foto: Orgânicos in Box/Divulgação

Salsinha
O oitavo lugar é da salsinha. A planta, com alto teor nutritivo, tem um cardápio impressionante de vitaminas: A, B, C, E e K. Fácil de plantar e manter em pequenas hortas, ela apresenta minerais em grande quantidade, sendo eles o cobre, o magnésio e o ferro.

SalsinhaSalsinha | Foto: Reprodução Petz

Alface romana
Em nono lugar, a penúltima colocação, a alface-romana se destaca pelas suas grandes folhagens. A hortaliça apresenta betacaroteno, vitamina B, ácido fólico e minerais importantes para o sistema imunológico.

Alface RomanaAlface romana | Foto: Reprodução Semente Rara

Couve
Por último, mas não menos importante, a couve. Sua importância se dá pela presença das vitaminas vitaminas A, C, D, E e K, potássio e antioxidantes. Ela é indicada para a prevenção de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico.

CouveCouve | Foto: Reprodução OPAS

Previous articleBarbie supera Harry Potter e se torna maior bilheteria da Warner
Next articleSaiba como denunciar casos de violência doméstica contra mulheres em Petrolina