Home Sem categoria Em Brasília: Ministro dos Transportes garante à bancada pernambucana ramal da Transnordestina...

Em Brasília: Ministro dos Transportes garante à bancada pernambucana ramal da Transnordestina entre Salgueiro e Suape

579
0

O encontro aconteceu na noite dessa terça-feira (20), em Brasília. O ramal até Suape está 48% concluído
Reprodução do Twitter / @RenanFilho_
Ministro dos Transportes, Renan Filho, recebeu a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional para discutir a a Ferrovia Transnordestina – FOTO: Reprodução do Twitter / @RenanFilho_

 

Em reunião com a bancada pernambucana no Congresso Nacional, realizada na noite desta terça-feira (20), em Brasília, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu que a ferrovia Transnordestina será concluída, no trecho entre Salgueiro e Suape, através de recursos federais ou parcerias com a iniciativa privada.

Durante o encontro, marcado através da iniciativa dos coordenadores da Bancada, os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), o ministro também assegurou a retomada da duplicação da BR-104, no Agreste, e a execução da obra de duplicação da BR-423, na mesma região, cuja ordem de serviço deverá ser assinada pelo presidente Lula antes do início do Festival de Garanhuns, que acontecerá na segunda quinzena de julho.

“Saímos da reunião com a certeza do ministro Renan Filho de que a Transnordestina, uma obra de enorme importância para a economia de Pernambuco, será concluída”, ressaltou o deputado Augusto Coutinho. Segundo ele, Renan assegurou que o projeto está garantido também pelo presidente Lula.

O Ramal entre Salgueiro e Suape vai transportar minério de ferro extraído no Piauí para exportação através do terminal marítimo pernambucano. Os parlamentares pernambucanos estão mobilizados para destravar a obra desde que surgiu a informação de que o traçado entre Salgueiro e Suape não seria construído pela concessionária TLSA, que decidiu completar somente o trecho Salgueiro e o porto de Pecém (CE).

Através de sua conta no Twitter, Renan Filho falou sobre o encontro. “Recebi a bancada de PE para a entrega de 116 km de revitalização da BR-407/PE e para falar sobre a Transnordestina. O presidente Lula prometeu e iremos reincluir o trecho entre Salgueiro e Suape, que foi ignorado pelo governo anterior. O Brasil está de volta!”, escreveu o ministro.

Vale ressaltar que o ramal até Suape está 48% concluído, frente a 18% do traçado cearense. Outra vantagem operacional de Suape é o potencial de cargas de retorno, uma vez que os trens poderão fazer o trajeto de volta levando combustíveis, gás, contêineres e veículos. O trecho pernambucano também é 92km mais curto que o Ramal de Pecém e, consequentemente, terá custo menor.

RODOVIAS DE PERNAMBUCO

Durante a reunião, Renan Filho também informou que o governo tem R$ 50 milhões reservados para a duplicação da BR-104, cujas obras se encontram paralisadas, e reiterou que a duplicação da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns sairá do papel.

“A paralisação das obras da BR-104 está trazendo enorme transtorno para uma região que inclui Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, além das cidades vizinhas. O ministro se comprometeu com a continuidade e está fazendo entendimento com o governo do estado”, disse Augusto Coutinho.

“Com relação à BR-423, a licitação já foi feita e só falta a liberação ambiental para que seja dada a ordem de serviço, que deve acontecer antes do começo do festival”, acrescentou o coordenador da Bancada.

Também participaram da reunião os deputados federais Lucas Ramos, Waldemar Oliveira, Pedro Campos, Renildo Calheiros, Guilherme Uchôa, Eriberto Medeiros, Iza Arruda, Maria Arraes, Lula da Fonte, Mendonça Filho, Clodoaldo Magalhães, Silvio Costa Filho e André Ferreira; o senador Fernando Dueire, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o ministro em exercício da Previdência, Wolney Queiroz.

Prefeito do Recife

Quem também participou da reunião foi o prefeito do Recife, João Campos. “Excelente reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Tratamos de intervenções necessárias para a melhoria da fluidez do tráfego ao longo do perímetro urbano da BR-101, no Recife. Apresentamos um conjunto de sugestões e projetos da Prefeitura do Recife que serão apreciadas pelo corpo técnico do Ministério e estamos otimistas em conquistar avanços importantes que impactam na mobilidade de quem passa na rodovia e na qualidade de vida de quem reside no seu entorno”, disse o prefeito, através de sua conta no Twitter.