Home Sem categoria Respeito pelas religiões de matriz africana marca retorno do Cortejo Afro no...

Respeito pelas religiões de matriz africana marca retorno do Cortejo Afro no carnaval em Petrolina

852
0

Ao som do ijexá e recepcionado pela alegria dos foliões, o Cortejo Afro retornou ao Carnaval de Petrolina em grande estilo neste sábado (18). O grupo formado por cerca de 120 pessoas, entre mães, pais, filhos de santo e equipe de apoio, desfilou nas ruas levando ao público a mensagem do respeito e da valorização das religiões de matriz africana de culto aos Orixás.

“Estou muito feliz com a volta do cortejo no carnaval. Além de gostar de participar, me sinto aliviada em ajudar a população a conhecer a gente, o povo do terreiro. Temos que mostrar nossa cara pra sociedade”, explica a Mãe de santo Quinha de Ogum.

Ao longo do percurso, iniciado no Polo 21 de Setembro e finalizado na Avenida Cardoso de Sá, os integrantes espalharam muito axé e bênçãos por meio dos ramalhetes de folhas e flores, água de cheiro e alfazema. Adornados com trajes e acessórios que manifestam a expressão da cultura negra, os participantes atraíram a atenção dos foliões.

O cortejo contou também com o desfile de três fantasias carnavalescas do artista Antônio Matos, o Toinho Matos, premiadas em concursos nacionais, estaduais e regionais ligadas à temática da cultura afro brasileira. Toinho também esteve à frente da organização do cortejo que este ano trouxe o tema: “Os ventos de Oyá”. “Agradecemos o apoio da prefeitura e lembramos que é dever do poder público garantir o direito de expressão dos povos de terreiro e de apreciação da sociedade, como um todo, da identidade dos povos de matriz africana. Esperamos que esse diálogo continue com a gestão”, pontua.
Uma grande roda de capoeira encerrou o cortejo com a presença de capoeiristas de várias localidades da região.
Escolas de Samba – O sábado de carnaval marcou o início da programação das escolas de samba no Carnaval de Petrolina 2023. A agremiação responsável por se apresentar na primeira noite foi a “Unidos da Ponte”. Neste domingo (19), quem desfila na avenida será a Escola de Samba Império de São Francisco.

Previous articleAlegria e tranquilidade marcam segunda noite de carnaval em Petrolina
Next articleCâncer de pulmão: Veja as causas da doença que tirou a vida da jornalista Gloria Maria