Home Sem categoria Balanço segundo dia do Enem: professores da Descomplica comentam o conteúdo...

Balanço segundo dia do Enem: professores da Descomplica comentam o conteúdo e nível de dificuldade

1338
0

Com poucas questões mais complexas, as provas estavam dentro do esperado

Inscrições Enem 2022: inscrições, isenção passo a passo - DNE Blog

São Paulo, 20 de novembro de 2022 – Neste domingo, 20, acontece o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os professores da Descomplica, edtech referência em cursos online preparatórios para vestibulares, comentam sobre os temas de Ciências da Natureza e Matemática. Apesar de alguns conteúdos novos, a prova estava dentro das apostas que os educadores apontaram ao longo do Super Aulão realizado no último sábado, 19. Poucas questões exigiram uma atenção maior dos estudantes. Confira:

Química – Francisco Neto, professor de Química de Descomplica

“Foi uma prova difícil, com muito conteúdo. Nenhuma das questões era possível resolver apenas com o texto base e o raciocínio em cima dele. A prova trouxe alguns temas recorrentes, como o tratamento de água, métodos de proteção dentro de eletroquímica, radioatividade envolvendo meia vida, além de uma questão de química ambiental envolvendo chuva ácida com o ciclo do nitrogênio. A surpresa foi que ‘faltou’ isomeria, que é um assunto que foi muito presente nos últimos anos.”

Física – Léo Gomes, professor de Física da Descomplica

“A prova apresentou um nível de médio para difícil, com muitas questões de conta, o que é incomum porque costumamos ter mais perguntas teóricas no Enem. Um dos destaques foi a da luz engarrafada, que foi uma descoberta de um de um mineiro de Uberlândia e que está tomando conta do mundo pela economia de luz; outra de eletrodinâmica envolvendo associação de baterias também não é comum. Contas chatas, casas decimais, aproximações enjoadas. Em calorimetria caiu gravitação universal. Também teve questão de cinemática envolvendo o som dentro da água e o som fora da água.”

Matemática – Mauro Belmonte, professor de Matemática na Descomplica

“A prova estava de nível fácil para médio. Tivemos questões difíceis, claro, mas nada fora do padrão. Esse foi “o ano das funções’: função quadrática e análise de gráficos, por exemplo, em que o estudante precisava olhar o gráfico e contar quantas vezes ele batia no zero. Das mais difíceis, acredito que a das poltronas, que tomou uma página inteira, o que se torna cansativo para o aluno; e a de função que envolvia altura, que falava sobre um rapaz que estava numa quadra de vôlei e fazia um saque da bola até o teto. Mas, fora isso, foi uma prova tranquila, com bastante conteúdo dos outros anos também.”

BiologiaRubens Oda, professor de Biologia na Descomplica

“A prova puxou bastante para o lado da Saúde Humana, com várias questões envolvendo doenças, como filariose, leishmaniose, coronavírus, tratamento de hemorragia, novos tratamentos do Câncer. Um ponto também muito importante é que ela trouxe também luz para as novas tecnologias que são usadas em Biologia, como terapia gênica. Então, no geral, a prova estava ‘bonita’, mas também cobrou uma parte da Biologia que o aluno normalmente tem mais dificuldade. O Enem sempre teve um viés muito ambiental e, esse ano, foram só três questões envolvendo ecologia e meio ambiente, falando sobre a introdução da Jaqueira, o círculo do nitrogênio e a competição entre vírus e bactérias no mosquito Aedes Aegypt. Então, tivemos coisas muito específicas que devem ter feito os alunos sentirem uma certa diferença em relação aos anos anteriores do Enem.”

  • Descomplica – Agência Pub
  • Valéria Masson – valeria.masson@agencia.pub – 11. 95651-7474
  • Mariana Antunes – mariana.antunes@agencia.pub – 11. 98594-4474
  • Kelly Mantovani – kelly.mantovani@agencia.pub – 11. 94695-1744
  • Beatryz Bonatelli – beatryz.bonatelli@agencia.pub – 13. 98204-0346

Todos os direitos reservados – Agência Pub

Endereço – Av. Gomes de Carvalho, 768, 1º andar Vila Olimpia

São Paulo – SP