Home Sem categoria Após declaração de Maíra Cardi, especialista explica que dieta não pode alterar...

Após declaração de Maíra Cardi, especialista explica que dieta não pode alterar a genética

416
0

“A alimentação pode influenciar no risco de doenças, mas não muda o DNA”

WhatsApp Image 2022-03-03 at 14.27.05.jpeg
Maíra Cardi

Uma revelação feita pela coach alimentar, Maíra Cardi, durante entrevista no programa Hora do Faro, da Record, vem dividindo as opiniões do público. A famosa afirmou, durante sua participação, que realizou modulação epigenética através de dieta (moldou a genética) antes de engravidar, o que, de acordo com ela, zerou a genética de doenças da filha.

Segundo a nutricionista e professora da Rede UniFTC, Morgana Mascarenhas, a epigenética é a ciência que compreende que os fatores externos, neste caso a alimentação, consegue expressar os genes, silenciando ou estimulando-os, de forma reversível, mas, sem mudar a sequência genética.

“A alimentação é considerada um dos fatores externos que têm a capacidade de modular como esses genes vão se comportar, podendo de alguma forma, influenciar no risco de doenças. No entanto, não são capazes de mudar o DNA, não existe a possibilidade de zerar o risco do surgimento de doenças, de fazer uma reprogramação para tentar eliminar os genes que estão associados a alguma doença”, explicou.

Morgana ressalta que os nutrientes têm a capacidade de interagir com mecanismos moleculares do nosso organismo, modificando as suas funções fisiológicas. “Mas não envolve mudança na sequência do DNA, ou seja, são influenciadores de alterações epigenéticos, que podem apenas moldar o genoma humano. É ideal que as pessoas ao lerem informações busquem esclarecimentos com especialistas antes de decidirem fazer algum procedimento ou realizar qualquer ação em prol da saúde ”, concluiu a professora da UniFTC.

Previous articlePsicanalista explica o que é o ódio do bem e amor do mal
Next articleApple anuncia evento para 8 de março; rumores apontam lançamento de novo iPhone SE