Home Sem categoria Raimundo Aprígio, um século de vida! Hoje completa 100 anos de...

Raimundo Aprígio, um século de vida! Hoje completa 100 anos de idade

2013
0

No dia trinta e um de Agosto de 1921, nascia em Ouricuri, distrito de Casa Nova – BA, um menino que foi batizado com o nome Raimundo Aprígio, o quarto filho da Senhora Amazilia Maria da Conceição. O que ninguém sabia, era que ele teria uma longa trajetória de vida e que alcançaria muitas gerações de sua família. Depois dele, nasceram mais quatro irmãs, formando um total de oito irmãos, dois homens e seis mulheres. A caçula Maria dos Anjos cresceu respeitando seu irmão Raimundo como um pai, o que fez tornar essa amizade mais forte.

Homem trabalhador, foi na roça que aprendeu os segredos da natureza e a ter bons tratos com animais. Muito religioso, desde cedo ajudava sua mãe nas tradicionais rezas de São Sebastião. Até hoje participa de eventos da igreja católica. E se alguém pedir, ele puxa uma reza em latim.

Em 1942, casou-se com uma moça da região. Dessa união tiveram um filho, mas logo se separaram. Sua ex-mulher foi embora para o sudeste, levando consigo a criança de braço.

Depois disso, nunca mais ele teve notícias dos dois. Talvez esse tenha sido o motivo que o fez ficar solteiro. Ele preferiu fazer companhia a sua mãe até o dia em que ela faleceu em 1972. Com a falta dela, Raimundo ficou mais apegado a sua irmã Maria. Uma amizade fraterna que durou por muitos anos.

Popularmente conhecido como Raimundo Preto, ele também já prestou serviços de saúde. Antigamente ele era procurado pelos moradores para aplicar injeção, mais um dom que Deus lhe deu.  Mesmo sem estudos, era enfermeiro do povo e veterinário de animais.

Na vida enfrentou muitos desafios. Com o passar do tempo, surgiram alguns problemas de saúde. Na década de 70, acidentalmente perdeu a visão do olho direito numa caçada. Ele veio à Petrolina se tratar, sempre acompanhado de Maria (minha Mãe).

Seu Raimundo e Dr. Mair Borba seu médico de velhos tempos

Por diversas vezes submeteu-se a cirurgias com seu médico de confiança, Dr. Mair Borba, para solucionar problemas na uretra. Em suas consultas, Dr. Mair brinca com ele querendo saber qual a receita para viver muitos anos com tanto vigor. A resposta
é um “simples sorriso”.

Lúcido, reconhece todas as cédulas de dinheiro, ninguém tente passar a perna em Sr. Raimundo. Ele sabe guardar economias para suas necessidades. Certo ele!

Muitos registros estão guardados em sua memória. Datas, fatos, nomes de pessoas, casos e mais casos são contados por ele, nos mínimos detalhes. Histórias de iaiá Luzia (vó), Maria Prija (bisavó), Guerra do Pau de Colher e tantas outras.

Um dos relatos de sua vida, ele conta: “Quando eu era novo, ia para Petrolina a pé tangendo bodes. Eu me alegrava quando avistava as torres da Catedral.” Tudo indica que a paixão de criar bodes vem desde o passado.

Dentre as coisas prazerosas que ele sempre gostou de fazer com muita habilidade é subir à serra até a parte mais alta. Há dois anos ele não sobe, porque não tem mais disposição e resistência física.

No passar dos anos, nosso velho guerreiro conquistou muitos amigos. É querido por crianças, jovens e adultos. Completa seus cem anos com muita sabedoria, por isso é considerado uma referência na comunidade de Ouricuri-BA.

Seu exemplo de pessoa humilde e honesta serve de inspiração para todos os seus sobrinhos.

Que o bondoso Deus continue abençoando sua vida!

Sou muito grata ao altíssimo criador do universo, pela existência do meu tio Raimundo Aprígio de Souza.

Texto escrito por Sebastiana de Souza (sobrinha).

 

Nota do Blog: Nesta terça-feira(31), Seu Raimundo de Aprígio, vai completar 100 anos de vida. Vamos registrar esse momento ímpar na vida de um cidadão e na sociedade transformadora em que vivemos. Vamos marcar presença na celebração do  aniversário, que  será em Ouricuri – Casa  Nova – BA, o seu lugar de sempre. A nossa alegria é viver e registrar  este momento magnânimo, para o comunicador e para a historia de um ouvinte que completa 100 anos de vida, com uma caminhada extraordinária e que continua lúcido e  ouvindo o rádio, a nossa ´Grande Rio AM´ e o programa CONVOCAÇÃO GERAL.  É muita generosidade para um simples comunicador. Deus é grande!(Vinicius de Santana)

 

No dia 13 de maio de 2020, o radialista Vinicius de Santana foi conhecer pessoalmente o seu ouvinte, Raimundo de Aprígio. Ele estava com 98 anos de idade. O encontro foi em Petrolina.  Foi uma festa e muita felicidade  para o comunicador.Ele fez um vídeo para registrar o importante momento. Ouça!