Home Sem categoria Rádio Jornal do Commercio debate atuação e perspectivas do Sistema FIEPE no...

Rádio Jornal do Commercio debate atuação e perspectivas do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco

515
0
Debate na Rádio Jornal – Petrolina-PE

Um balanço positivo e com avanços significativos em diversos segmentos que garantem boas perspectivas para 2023. Essas foram as impressões que ficaram ao final do debate ‘Atuação do Sistema FIEPE, no Sertão do São Francisco em 2022 e as perspectivas para 2023’, realizado pela Rádio Jornal do Commercio de Petrolina, na manhã desta sexta-feira (13).

Mediado pelo radialista Marco Aurélio, o encontro destacou pautas importantes para o setor produtivo com as participações do diretor-adjunto da unidade regional da FIEPE, Huberto Costa; a gerente Escolar do SENAI Petrolina, Carolina Campos; o gerente do SESI Petrolina, Cássio Saturnino, e, representando o Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), a coordenadora da unidade regional do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Fabiana Ribeiro.

Logo no início do debate, foram evidenciados alguns projetos e realizações da FIEPE, a exemplo de programas de financiamento para o segmento industrial e a realização do Fórum de Defesa da Indústria, tendo como pauta o Distrito Industrial de Petrolina. Já o IEL teve crescimento significativo em todo o seu portfólio de serviços, com destaque para o Programa de Estágio, com mais de 300 alunos inseridos no mercado de trabalho e a capacitação profissional de mais de mil pessoas.

Ainda em tom de retrospectiva do ano passado, o representante do SESI revelou um crescimento de 197% no número de indústrias atendidas pelos programas de Saúde e Segurança, bem como a ampliação das turmas de alunos atendidas na educação básica, que somaram 525 alunos. Já o SENAI realizou mais de três mil matrículas em cursos técnicos, de aperfeiçoamento, aprendizagem e qualificação, incluindo pessoas com necessidades educacionais especiais, acima dos 45 anos e idosos. Uma gestão que concluiu 2022 com um índice de satisfação acima de 85% na pesquisa realizada entre os alunos, observadas a qualidade de ensino e a infraestrutura.

Perspectivas

Entre as perspectivas para 2023, os representantes do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco destacaram o fortalecimento e o apoio ao empresário da indústria, visando o crescimento da economia regional; uma maior oferta de cursos de capacitação profissional; a ampliação do programa de estágio e o atendimento em saúde ocupacional, além do incremento na formação profissional e nos serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. Estão sendo projetados também investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão para melhorias na infraestrutura da escola SENAI Petrolina.(Ascom)

Previous articleContribuintes têm até 31 de janeiro para renovar o Alvará de Funcionamento em Petrolina 
Next articleInca prevê 44 mil casos novos de câncer colorretal no Brasil por ano