Os 13 cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2019 obtiveram conceitos entre 3 e 5, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). Quatro cursos alcançaram a nota máxima, sete ficaram com conceito 4 e dois obtiveram nota 3 nesta última edição do exame. O resultado do Enade 2019 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Agronômica e Engenharia de Produção (Campus Juazeiro) atingiram o conceito 5. Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia e os cursos de Medicina dos Campi Sede e Paulo Afonso obtiveram conceito 4. Ficaram com nota 3 os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O coordenador do Colegiado de Educação Física, Luiz Maduro, destacou que o resultado é fruto de um esforço coletivo de estudantes, técnicos administrativos e professores. “Tendo como foco o desenvolvimento regional, o Cefis demonstrou que com esforço e união podemos superar as dificuldades de orçamento e entregar um ensino de qualidade à comunidade”, comentou o professor.

O coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Juazeiro, José Luiz Moreira de Carvalho, ressaltou que a avaliação do Enade, além de abordar questões de formação geral e específicas, considera as respostas dos questionários respondidos pelos concluintes e pelas coordenações dos cursos. “Mais do que uma nota, é um indicador da qualidade da formação dos alunos e da satisfação deles com diversos aspectos do curso”, afirmou Carvalho.

Para o procurador Educacional Institucional da Univasf, Lino Marcos da Silva, o resultado da Univasf no Enade 2019 foi positivo, pois todos os cursos avaliados ficaram na faixa dos conceitos satisfatórios. “Considero excelente esse resultado. Dos 13 cursos, 11 tiveram as duas maiores notas e quatro deles ficaram com a nota máxima”, observou Silva. Ele lembrou que o curso de Enfermagem alcançou pela segunda vez consecutiva o conceito 5, obtido anteriormente no Enade 2016.

“O resultado reflete os investimentos realizados pela Univasf, nos últimos anos, em capacitação docente, infraestrutura dos cursos e assistência estudantil, pois sem apoio institucional não teríamos alcançado esse desempenho”, avaliou o procurador.

Enade – Um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei Nº 10.861/2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) tem o objetivo de contribuir para a permanente melhoria da qualidade do ensino superior oferecido nas instituições do país. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A avaliação é realizada por ciclos, nos quais cursos de diferentes áreas do conhecimento são avaliados a cada três anos. O ciclo de 2019 avaliou os bacharelados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, além de cursos superiores de Tecnologia em diversas áreas do conhecimento. Os dados do Enade são utilizados para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior no país. Os relatórios com os desempenhos individuais e das instituições de ensino estão disponíveis no site do Enade.

Conceitos dos cursos da Univasf no Enade 2019:

  • Educação Física (Bacharelado) – 5
  • Enfermagem – 5
  • Engenharia Agronômica – 5
  • Engenharia de Produção (Campus Juazeiro) – 5
  • Engenharia Civil – 4
  • Engenharia da Computação – 4
  • Engenharia Elétrica – 4
  • Engenharia Mecânica – 4
  • Farmácia – 4
  • Medicina (Campus Paulo Afonso) – 4
  • Medicina (Campus Sede/Petrolina) – 4
  • Medicina Veterinária – 3
  • Zootecnia – 3

(Ascom Univasf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui