Home Sem categoria Prefeitura celebra Dia Nacional do Turismo e destaca ações para impulsionar atividade...

Prefeitura celebra Dia Nacional do Turismo e destaca ações para impulsionar atividade em Petrolina

146
0

Hoje, 08 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Desde o ano passado, a lembrança da data remete a uma realidade completamente atípica. Considerada uma importante atividade para o desenvolvimento econômico, o Turismo foi o primeiro setor afetado pela pandemia do novo coronavírus.

Porém, os petrolinenses têm motivos para comemorarem. Em quatro anos de atuação, a prefeitura de Petrolina tem trabalhado em prol do desenvolvimento do turismo no município, pensando o setor de forma estratégica e como atividade socioeconômica capaz de gerar emprego e renda.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), Flávio Guimarães, vários investimentos foram realizados a exemplo da revitalização da Oficina do Artesão e do Bodódromo; requalificação da Orla I e II; construção da área de convivência da Porta do Rio; fortalecimento dos principais eventos de Petrolina (Carnaval, São João e aniversário da cidade); reforma de monumentos históricos; entre outros equipamentos.

“O turismo terá um papel significativo para a retomada da economia após a pandemia. Vamos continuar trabalhando e investindo forte no turismo, até porque nossa cidade tem muitas belezas e atrativos como o Rio São Francisco, a gastronomia, o artesanato, entre outros. Isso propicia mais emprego, renda e valorização da cultura petrolinense”, frisou Flávio.

Ações

Um passo relevante para o Turismo vai ser a criação do Plano Municipal, que atuará a partir da união da gestão pública com a iniciativa privada, podendo coordenar ações de incentivo e promoção do turismo, orientando e planejando o desenvolvimento do setor no município.

Outra conquista significativa para o turismo é a requalificação da Casa de Cambraia, que já está em andamento. Estão programadas ainda, a reforma do Centro de Convenções, construção da Orla III, ampliação e modernização do Museu do Sertão, segunda etapa da Porta do Rio, entre tantas outras ações que vão ampliar o potencial turístico de Petrolina.

“A gestão compreende o elevado grau de importância socioeconômica do turismo para o desenvolvimento da nossa cidade. E com evidência disso, através do Movimento Supera Turismo, Petrolina aderiu a campanha ‘Prefeito Amigo do Turismo’ onde o município assinou um termo de compromisso com metas para o crescimento do trade turístico”, finalizou a diretora de Turismo da SEDETUR, Taís Farias. (Ascom)