Com o concurso da Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM) em andamento, a prefeitura visualizou a oportunidade de criar um Centro de Ensino e Pesquisa de Segurança Pública Municipal, que será utilizado para o curso de formação e, posteriormente, para formação dos órgãos de segurança pública ligados ao município.  A obra já está em andamento e está sendo executada pela Secretaria Executiva de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib), banca organizadora do concurso.

A sede do Centro de Ensino e Pesquisa será em um dos prédios do Parque Josepha Coelho, que está sendo reformado. A estrutura contará com três salas de aula – uma delas pode ser convertida em auditório -, coordenação, sala dos professores e secretaria escolar. A previsão é de que a obra seja concluída em até dois meses.

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, José Silvestre, além de servir para as capacitações da GCM e da Defesa Civil, o local também será usado como instrumento de integração social. “Quando falamos em segurança pública não podemos pensar só nas forças de segurança, todos os elementos da sociedade estão envolvidos. Será um espaço onde poderemos estimular a consciência social e dialogar com a comunidade, isso pode ser feito, por exemplo, com a visitação de escolas”, constata.

Concurso

O Concurso da Guarda Civil Municipal está em andamento desde junho deste ano. Foram ofertadas 80 vagas, sendo 38 para ampla concorrência, duas para deficientes e 40 para o cadastro reserva. O trabalho terá regime de escalas e uma carga horária de 180h mensais com remuneração inicial de R$ 3.261,48. Até agora, já foram concluídas as etapas das provas objetivas, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Ainda estão previstas no cronograma , as entrevistas devolutivas, avaliação de saúde, investigação social e funcional, bem como o curso de formação profissional, com duração de três meses.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui