Resultado de imagem para Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE)

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) estarão em Petrolina, entre os dias 5 a 7 de novembro, para o encerramento do ciclo 2019 do Observatório CAU/PE.

Especialistas de vários estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Piauí, para oficinas, palestras e visitas técnicas enfocando a preservação do patrimônio e questões urbanísticas da região, entre outros temas.

Durante o evento, serão apresentados os projetos estruturadores de Petrolina e Juazeiro – como obras viárias e na orla, a construção do Parque da Cidade – com detalhamentos sobre os impactos das obras e seus resultados no cotidiano dos dois municípios.

A abertura do Observatório será conduzida pelo presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório, no dia 5 de novembro, a partir das 18h, em hotel de Petrolina, localizado na avenida Cardoso de Sá, 215 – Orla 2 .

Mais patrimônio – A valorização do patrimônio histórico e cultural segue no segundo dia da programação, com uma visita técnica à área central de Petrolina, com saída às 9h da Igreja Matriz e término na Catedral, passando pelo casario e outros locais. Os técnicos pretendem sensibilizar a população para a importância da preservação do local.

Outros temas também serão debatidos, como o ensino e formação do arquiteto e urbanista e a questão da regularização fundiária, em oficinas gratuitas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Pernambuco (FTC), a partir das 15h.

À noite, as palestras começam às 18h, no auditório de um hotel em Petrolina, localizado na avenida Cardoso de Sá, 215 – Orla 2, com temas como a atuação dos conselhos profissionais e os desafios da interiorização; o mercado da arquitetura em Pernambuco; e a conexão entre a teoria e a prática, foram das salas de aula, para os profissionais do setor.

Para as cidades – O último dia o Observatório será destinado à questão urbanística. As oficinas (no FTC), a partir das 14h, terão como temas intervenções urbanas, iluminação urbana e Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (Athis).

À noite, em hotel na avenida Cardoso de Sá, 215 – Orla 2, Petrolina serão trazidos ao debate os desafios da Nova Agenda Urbana da ONU e o papel do CAU; e da sustentabilidade nas áreas de arquitetura e construção civil. As áreas técnicas das prefeituras, farão apresentações dos projetos estruturadores de Juazeiro e Petrolina, detalhando questões técnicas que repercutem nas mais diversos setores da região, como turismo, segurança, mobilidade, entre outros.

Filme – No encerramento haverá a exibição do filme “Tudo é projeto”, sobre o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, um dos mais reconhecidos profissionais do setor no mundo. Ele é detentor de prêmios internacionais como o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, por sua trajetória profissional, o Prêmio Imperial do Japão, a RIBA Gold Medal 2017, o Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana.

O evento é gratuito, mas limitado às inscrições feitas no site do Conselho (www.caupe.gov.br). Confira a programação completa também no site. (Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui