A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou a lista dos aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que ocorrerá em 28 de setembro. As provas serão aplicadas nos locais e horários a serem definidos pela instituição, para cerca de 1 milhão de alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país. Em Petrolina (PE), 2.353 estudantes de 92 escolas foram classificados – só no SESI, 12 adolescentes avançaram de fase.

A Obmep registrou neste ano mais um recorde de participação. Foram inscritas 54.831 escolas localizadas em 99,71% dos municípios, enquanto o número de estudantes totalizou 18.158.775. Na cidade pernambucana, não é a primeira vez que o SESI se destaca na avaliação nacional: em 2018, outros 10 jovens também se classificaram para a última etapa da prova.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Na primeira fase, todos os alunos responderam a 20 questões objetivas (múltipla escolha), em que cada instituição de ensino fez a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da Obmep. A diretora escolar do SESI Petrolina, Geanny de Sá Gonçalves, detalha que entre os 12 finalistas da unidade, dois são do nível 1, quatro do nível 2, e seis do nível 3, “o mais difícil”.

“O número é alto se considerarmos que quase 1 milhão de estudantes do Brasil inteiro vão participar da segunda fase da Obmep”. “Originalmente tivemos 112 inscritos, e o passo agora é apoiar nossos 12 alunos para que eles sejam bem-sucedidos nessa nova etapa”, afirmou. Em todo o estado, o SESI-PE aprovou 156 adolescentes.

Na 2ª fase, os participantes fazem uma avaliação com seis questões dissertativas, em que devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. Os resultados da prova serão divulgados no dia 3 de dezembro. Serão premiados 7.475 alunos com medalhas (575 de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze), e cerca de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas também serão convidados para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.).

Além dessas premiações, o gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, ressalta que a Obmep contribui para o ingresso de jovens talentos nas universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, e é uma ferramenta importante de incentivo à Matemática. “Os grandes países desenvolvidos ocupam excelentes posições nos índices humano e social porque deram valor ao Ensino. As casas [SESI, SENAI e IEL] do Sistema FIEPE entendem isso e esperamos que, em breve, o país possa se destacar nos hankings internacionais de Educação, trazendo consequentemente mais liberdade e qualidade de vida às pessoas”, disse.(Ascom)

Lista SESI dos aprovados

Nível 1:
Jonh Henrique Queiroz de Alcantara
Rebeca Pereira Clementino

Nível 2:
Ana Gabrielly Alves Alencar
Tiago Sampaio Lins
Victor Gabriel de Souza Almeida
Victor Miguel Souza Ferraz

Nível 3:
Beatriz Amorim Cavalcante
Flavia Maria Nunes Barros
Islayne Torres Santos de Carvalho
João Macedo Alencar
Lucca Gonçalves de Aguiar Gomes
Tarcizio Pereira Gama Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui