Home Sem categoria Petrolina: Exposição “Passos de Fé” tem início nessa terça-feira no Museu do...

Petrolina: Exposição “Passos de Fé” tem início nessa terça-feira no Museu do Sertão

548
0


A exibição do acervo faz parte das comemorações ao Centenário da Diocese de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, preparou neste mês de novembro a exposição denominada “Passos de Fé”, alusiva às comemorações do centenário da Diocese de Petrolina. A partir desta terça-feira (21), até a próxima quinta (30), os visitantes poderão conhecer mais sobre a história e a influência religiosa durante a fundação do município.

A exibição do acervo, entre peças antigas e fotografias históricas, descreve a chegada do bispo Dom Malan na cidade em 1924 e a sua história durante o seu episcopado em Petrolina, quando realizou ações de evangelização e iniciou a construção da Catedral de Petrolina, a partir de 1925. A exposição apresenta alguns mobiliários antigos, além de vestimentas utilizadas pelo bispo fundador Dom Malan durante as celebrações e eventos religiosos da época.

Para o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, a exposição é uma descrição da memória histórica do centenário da Diocese. “Petrolina é uma cidade de sol, de rio e predestinada a um futuro de sucesso. E a religiosidade cristã entra como um dos pilares edificadores da sua história. Se faz necessário que neste centenário da Diocese, a gente vivencie isso de uma forma potente, cheia de significados culturais e religiosos, que muito contribuíram para a formação da nossa cidade. Nosso prefeito Simão Durando, tem nos apoiado em ações que envolvem a preservação da nossa história. E essa e uma exposição que visita este lugar de religiosidade e fé deste povo feliz e guerreiro, que é o petrolinense”, enfatiza Cássio Lucena.

O Museu do Sertão funciona de terça à sábado, das 9h às 17h. Aos domingos o funcionamento é das 9h às 14h.

O Pe. Fernando de Lima Silva, de 38 anos, morreu afogado neste sábado (13) dentro de um açude em Serra Negra, na zona rural de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pela Diocese de Caruaru, onde o sacerdote estava sediado.

Segundo a nota oficial da Diocese, o padre se afogou após salvar a vida de duas pessoas. A entidade ainda não sabe informar quem eram essas pessoas e o que aconteceu no momento do afogamento do sacerdote.

O lema sacerdotal de Pe. Fernando era “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. Ele nasceu na cidade de Taquaritinga do Norte, também no Agreste de Pernambuco, e atualmente estava como administrador da Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Gravatá. Foi ordenado padre no dia 5 de fevereiro de 2014.

Segundo a Prefeitura de Gravatá, o carro levando o corpo do sacerdote vai passar por algumas ruas da cidade, mais precisamente nas comunidades onde ele celebrava, além da matriz de Sant’Ana, no Centro. Em seguida, o velório e o enterro serão realizados em Taquaritinga do Norte.

Nota na íntegra da Diocese de Caruaru:

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11, 25). Com pesar, mas firmes na esperança da ressurreição, comunicamos o falecimento do Pe. Fernando de Lima Silva, que era Administrador da Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, em Gravatá. Pe. Fernando se afogou, ao salvar a vida de duas pessoas.

“O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11) era seu lema presbiteral. Ele deu sua vida, para salvar vidas. Que o Senhor conforte o coração de seus familiares, amigos, nosso Clero e toda a Diocese de Caruaru. Repouso eterno, dai-lhe, Senhor! E brilhe para ele a vossa luz.

Fonte: G1

Previous articleUniFTC promove movimento em prol do Dia da Consciência Negra. Evento já começou e vai até o dia 27
Next articleNovas emendas para o HU-Univasf são discutidas durante visita do deputado federal Josias Gomes