Home Sem categoria Petrolina começa aplicar segunda dose da vacina contra a Covid-19

Petrolina começa aplicar segunda dose da vacina contra a Covid-19

576
0

 (Foto: Divulgação)

Teve início nessa quarta-feira (10), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Com o cartão preenchido e devidamente imunizados, os idosos da casa Cantinho do Aconchego, renovaram a esperança de voltar a receber a visita de parentes e amigos.

“Estou muito agradecido, primeiramente Deus, segundo a vacina. Espero que a gente fique bom”, declarou Severino Pinheiro de 66 anos. Quem também já está imunizada é Inês Santos, de 101 anos. “Doeu não, nem senti. Nem senti o que Jesus sentiu”.

Até a última segunda-feira (8), quase toda população com mais de 85 anos já tinha tomado a primeira dose da vacina em Petrolina, o que corresponde a cerca de 2 mil pessoas. Nesta quarta começou a ser aplicada a segunda dose em moradores de instituições de longa permanência. Foram imunizados 295 idosos e cuidadores em sete abrigos.

“Essa foi uma estratégia montada muito antes da chegada da vacina, com equipe voltante atendendo em loco o público alvo. Isso nos permitiu vacinar, em um único dia, todas as instituições de longa permanência aqui no município de Petrolina”, ressaltou a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, há três meses os idosos que em um abrigo de Petrolina, só recebem visitas por uma cabine, separada por um vidro. Antes disso, o contato era apenas por chamada de vídeo. Eles querem poder abraçar os parentes e amigos, mas ainda vão precisar que esperar.

A direção do abrigo espera que o Ministério Público autorize as visitas com os cuidados e distanciamento. “Vamos esperar uma posição do Ministério Público, da Secretaria de Saúde, quando é que essas visitas poderão ser liberadas porque eles estão sentindo muita falta”, explicou a Diretora do abrigo, Edvania do Nascimento.