Home Sem categoria A única lua azul de 2023 chegará esta semana e é um...

A única lua azul de 2023 chegará esta semana e é um presente especial

570
0
A única lua azul de 2023 chegará esta semana e é um presente especial

Na quarta-feira, uma lua cheia e luminosa aparecerá no céu. Enquanto os especialistas debatem a definição exata de superlua, esta última lua cheia do verão atende a todos os critérios.

Em geral, a lua é uma superlua quando atinge o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, conhecido como perigeu. A cerca de 360.000 quilômetros do nosso planeta, a lua parece cerca de 7% maior do que uma lua cheia normal, embora você possa não notar a diferença.

Mas é um evento astronômico divertido que até mesmo os moradores da cidade podem ver sem ir a um parque no céu escuro.

O que a torna uma superlua azul?

Esta superlua estará a cerca de 350.000 quilômetros de distância, de acordo com um astrofísico aposentado da NASA, Fred Espenak, que calculou as distâncias da superlua até 2100 – tornando-a a lua mais brilhante do ano.

Superlua é uma palavra relativamente nova. O astrólogo Richard Nolle criou o termo em 1979 para significar lua nova ou cheia dentro de 90% do perigeu. As luas cheias são brilhantes e as luas novas raramente são visíveis da Terra. Mas ambos afetam as marés, tornando-as mais extremas do que o habitual.

Semelhante às Strawberry Moons e Pink Moons, uma Blue Moon não recebe esse nome por sua cor. Em vez disso, como sugere a frase “uma vez na lua azul”, é tudo uma questão de tempo. Na quarta-feira será a segunda lua cheia do mês. A primeira foi no dia 1º de agosto.

Embora a qualificação atual para uma Lua Azul seja a segunda lua cheia a ocorrer num mês, uma definição mais antiga usava o número de luas cheias num ano. Normalmente eram 12, mas às vezes havia um extra. Algumas publicações, como o “Maine Farmers’ Almanac”, mediram o ano de forma diferente, começando no final de dezembro, de acordo com a Biblioteca do Congresso.

A revista Sky & Telescope publicou a definição mais recente de dois em um mês na década de 1940, e Deborah Byrd ajudou a popularizar a definição no programa de rádio científico StarDate em 1980.

Quão rara é uma Superlua Azul?

Superluas não são raras por si só. Normalmente são três ou quatro por ano.

As Luas Azuis são menos comuns: apenas uma em cerca de 33 luas se qualifica. Ambos acontecendo ao mesmo tempo ocorrem a cada 10 a 20 anos. A próxima superlua azul surgirá em 2037, segundo a NASA .

A lua realmente aparecendo em azul é um evento extremamente incomum, mas plausível.

Em 1883, a erupção vulcânica mortal do Krakatau matou 36 mil pessoas. O dióxido de enxofre e as cinzas encheram o ar, fazendo a lua parecer azul enquanto as partículas bloqueavam a luz vermelha sem filtrar outras tonalidades. Os incêndios florestais podem causar o mesmo efeito, segundo o Museu de História Natural de Londres.

Traduzido por Mateus Lynniker de ScienceAlert