Home Sem categoria Pesquisa encomendada pelo Planalto mostra aprovação do governo Lula em alta

Pesquisa encomendada pelo Planalto mostra aprovação do governo Lula em alta

1089
0
Foto Oficial do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Lula

A aprovação do governo Lula subiu entre dezembro e janeiro, numa trajetória ascendente que se verifica desde maio passado: 62% dos brasileiro aprovavam “o trabalho do governo federal” em janeiro contra 59% que diziam o mesmo no mês anterior (contra 29% e 32% que reprovavam o governos também em janeiro e dezembro).

Os números, inéditos, são da mais recente pesquisa encomendada ao Ipri (Instituto FSB), e realizada entre os dias 6 e 30 de janeiro com 21.515 pessoas dos 27 estados brasileiros.

Descontada a margem de erro, o percentual de brasileiros que aprova o governo está em linha ao registrado em fevereiro do ano passado (64%). Até maio, verificou-se uma queda livre, ainda segundo a mesma pesquisa: naquele mês a taxa de aprovação foi de 50% (e a desaprovação, que erra de 25% em fevereiro, encostou na aprovação e chegou a 40%). Desde então,  a aprovação foi se recuperando. Na prática, o governo Lula recuperou a taxa de aprovação que tinha em seu início.

O Palácio do Planalto atribui a melhora da capacidade de consumo da população o resultado.

Na Secom, o levantamento é apelidado de “minicenso” o número de entrevistas domiciliares realizadas e equivale a algo como dez vezes mais do que o normal de uma pesquisa nacional feita de forma presencial. (O Globo)