Home Sem categoria Pernambuco recebe mais 83.070 doses da Pfizer

Pernambuco recebe mais 83.070 doses da Pfizer

398
0
 (Foto: Miva Filho/SES-PE)
Mais 83.070 doses da Pfizer chegaram em solo pernambucano, na tarde desta quinta-feira (8). Segundo o governo do estado, as doses serão distribuídas para os municípios nesta sexta-feira (9), e serão utilizadas para a aplicação da primeira dose em pessoas que ainda não iniciaram o esquema vacinal.
“Estamos otimistas com o ritmo da vacinação em Pernambuco, que tem gerado uma queda significativa da procura por leitos de UTI. Mas é preciso ampliar ainda mais esse contingente, incentivando as pessoas a tomar a primeira dose, e também aquelas que já iniciaram o processo de imunização a buscarem a segunda dose”, disse o governador do estado Paulo Câmara (PSB).
As vacinas, armazenadas em 12 caixas térmicas, foram desembarcadas no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, e levadas para checagem e armazenamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). De lá, serão enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), e ficarão à disposição dos municípios. O objetivo é continuar avançando na imunização de acordo com a realidade e dinâmica de cada município, acrescentou o governo do estado.
“Essa remessa será encaminhada exclusivamente para a primeira dose, iniciando o esquema vacinal em mais pernambucanos. Logo após o recebimento, já iniciamos a separação dos quantitativos por município e nesta sexta ativaremos nossa operação logística para que os gestores municipais recebam, o quanto antes, suas remessas, podendo planejar e iniciar as ações”, observou a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, que também reforçou a importância de agilizar a vacinação para que mais pessoas estejam protegidas, reduzindo os casos graves e óbitos pela Covid-19.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco já recebeu 5.834.200 doses de imunizantes, de acordo com o governo estadual. Ao todo, foram 2.867.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.(Diário de Pernambuco)