Home Sem categoria Pernambuco de luto! Morre Marco Maciel o filho que honrou pernambuco na...

Pernambuco de luto! Morre Marco Maciel o filho que honrou pernambuco na vida pública do Brasil

490
0

Marco Maciel se recupera da Covid-19 e recebe alta de hospital
Marco Maciel

O ex-vice-presidente da República, ex-governador de Pernambuco,  Marco Maciel, morreu na madrugada deste sábado (12), aos 80 anos. Eles estava internado em um hospital de Brasília, em decorrência de complicações do Alzheimer.

Ele deixa a mulher Anna Maria e três filhos. As informações iniciais dão conta de que o enterro será em Brasília, em cerimônia restrita por conta da pandemia.

MARCO MACIEL: UM ARTÍFICE DO ENTENDIMENTO - CEPE Editora

Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador e serviu como o 22.º vice-presidente da República de 1995 a 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Também exerceu o cargo de senador de 2003 até 2011.

Um filho que honrou as tradições  públicas de Pernambuco. 

Anos de luta

Em 2019, a esposa Ana Maria Maciel, concedeu entrevista ao Correio sobre o estado de saúde do ex-vice presidente.“As pessoas têm muito preconceito com o Alzheimer. Acham que a pessoa começa a falar um monte de bobagem e fica desligado do mundo. Com meu marido não foi assim. Ele continuou sendo o mesmo homem educado com todos. Continua sempre cheiroso e limpo como sempre gostou de estar. É o rei da nossa casa”, disse.Para ela, a paciência e o amor — construído ao longo de mais de 50 anos de casados —foram a receita para enfrentar a enfermidade.

Os primeiros sinais da doença mais se assemelhavam aos da depressão. Maciel começou um tratamento e meses depois veio o diagnóstico do Alzheimer. “Até 2014, a doença evoluiu negativamente, porque, como era político, as pessoas perguntavam sobre fatos históricos e ele não conseguia lembrar. Ele percebia o esquecimento e ficava constrangido. No fim de 2014, ele não quis mais sair, só para consultas e coisas corriqueiras. Agora, está em fase avançada”, afirma. Sem andar e falar, o ex-vice-presidente contou sempre com o auxílio da mulher e de uma equipe de profissionais para as atividades do dia a dia. Que Deus o tenha!

Previous articleCovid-19 em Petrolina continua disparada. Nessa sexta-feira(11) foram registrados 07 óbitos e mais 123 novos casos positivos
Next articleGuilherme Coelho lamenta morte do ex-vice-presidente pernambucano, Marco Maciel