Home Sem categoria DINC alerta a comunidade sobre os riscos do uso inadequado dos Canais...

DINC alerta a comunidade sobre os riscos do uso inadequado dos Canais de Irrigação do Projeto Senador Nilo Coelho

787
0

Distrito de Irrigação Nilo Coelho – DINC inicia cronograma de parada de manutenção 2021 – Dinc

O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), mais uma vez, emite comunicado para enfatizar os riscos significativos associados ao uso não autorizado dos Canais de Irrigação, no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE, para outros fins, especialmente o banho.

Recentemente, um incidente serviu como um lembrete vívido dos perigos dessa prática.

No último domingo (27), os Agentes de Segurança Patrimonial (ASP) do DINC resgataram um homem que havia entrado em um trecho do Canal de Irrigação localizado no Núcleo 6 (N-6) , aparentemente para tomar banho. No entanto, ele logo se encontrou em uma situação perigosa, incapaz de sair devido à correnteza forte e à falta de familiaridade com a água em movimento. Esse incidente destaca os riscos graves e potencialmente mortais associados ao uso inadequado dos Canais de Irrigação.

Para promover e alertar a comunidade sobre esse riscos, no início do ano, o DINC lançou o “Programa de Proteção à Vida”, que visa conscientizar e educar a população sobre os perigos associados ao uso inadequado dos canais. O programa inclui a implantação de rondas de segurança regulares realizadas pelos ASPs, junto aos órgãos do sistema judiciário, a colocação de placas de sinalização em pontos estratégicos.

Embora placas de advertência estejam em vigor e esforços de conscientização em andamento, o DINC ainda enfrenta desafios em dissuadir essa prática, devido à extensão dos canais e à falta de compreensão por parte de alguns indivíduos.

O Gerente Executivo do DINC, Paulo Sales enfatiza que a finalidade dos canais é unicamente para irrigação.

Na nossa região, a presença de diversos canais de irrigação é uma característica marcante. Além dos canais do Projeto Senador Nilo Coelho, há uma rede de canais em diferentes áreas, como na cidade vizinha em Juazeiro-BA. Portanto, a atenção não deve se limitar somente aos canais desse Projeto, mas também se estender a outras regiões com a compreensão de que essas estruturas são unicamente para irrigação….

O DINC faz um apelo direto a todos os membros da comunidade: FIQUE LONGE DOS CANAIS E RESERVATÓRIOS E NUNCA OS UTILIZE PARA BANHOS E LAZER! A conscientização e o respeito às diretrizes são fundamentais para prevenir incidentes e garantir um ambiente seguro para todos.

Sobre os Canais de irrigação-Os canais são sistemas vitais na agricultura, permitindo o controle preciso do fornecimento de água para as áreas de cultivo.

O Projeto Senador Nilo Coelho  compreende uma rede complexa de canais, com uma extensão de 162 km destinados à irrigação de mais de 23 mil hectares de área.  Interligados, a segurança e a integridade desse sistema são essenciais para garantir a produção agrícola local , o que beneficia diretamente mais de 2.300 produtores rurais.

Ascom

Previous articleInscrições do Enare estão abertas e contam com mais de 5 mil vagas
Next articleTata Werneck testa positivo para Covid-19 e é internada