Home Sem categoria Olhar para as Diferenças chega ao terceiro módulo de ciclo formativo no Sertão do...

Olhar para as Diferenças chega ao terceiro módulo de ciclo formativo no Sertão do Araripe

335
0

Objetivo foi fortalecer a formação dos profissionais de educação que trabalham em salas de recursos multifuncionais com atendimento educacional especializado das crianças com deficiência

O ciclo de formações do Olhar para as Diferenças, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, chegou ao terceiro módulo finalizado e já abrangeu, desde abril, mais de 400 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social que atuam no Sertão do Araripe. As atividades compõem o processo de implantação do programa em Ouricuri e em outros dez municípios da IX Gerência Regional de Saúde (Geres).

A iniciativa estadual atende crianças com deficiência de zero a seis anos. Entre as ações realizadas, estão a abertura de salas de atendimento especializado nos municípios e a estruturação de locais para atendimentos de saúde, estimulação e reabilitação, além da habilitação de profissionais para atendimento, entrega de kits de estimulação e reabilitação aos municípios e entrega de cartilhas e de um guia de orientação às famílias. O programa atua nos eixos da saúde, da educação e da assistência social.

A formação ocorreu em Floresta e foi elaborada e executada pelos profissionais que compõem a câmara técnica de educação do Programa Olhar para as Diferenças e pelos gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE) de Salgueiro, Araripina e Floresta. O objetivo foi fortalecer a capacitação dos profissionais de educação que trabalham em salas de recursos multifuncionais com atendimento educacional especializado das crianças com deficiência.

“Esses ciclos formativos compõem os esforços do Governo de Pernambuco para fomentar políticas públicas e fortalecer ações voltadas às crianças com deficiência e suas famílias. Estamos atuando na perspectiva de contribuir com a formação dos profissionais que estão nos 11 municípios da IX Geres realizando esse atendimento”, explica a coordenadora estadual do Programa Olhar para as Diferenças, Flávia Veras.

Desde 2019, o Olhar para as Diferenças também atua nos 13 municípios da VI Geres, sediada em Arcoverde, monitorando o atendimento de saúde, educação e assistência social promovido pelos municípios a 521 crianças. Na SDSCJ, o programa é executado pela Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude, por meio da Gerência de Políticas para Criança.(Ascom)

Previous articleFesta da Padroeira de Petrolina! Prefeitura vai manter serviços essenciais funcionando no feriado religioso
Next articleIvete Sangalo faz cirurgia no braço: ‘Sucesso total’