Home Sem categoria Serviço de Atendimento Domiciliar de Petrolina contribui para qualidade de vida dos...

Serviço de Atendimento Domiciliar de Petrolina contribui para qualidade de vida dos pacientes

968
0

O cuidado e assistência oferecidos aos pacientes em Petrolina são assegurados pela Atenção Básica, sendo esta a porta de entrada para qualquer demanda clínica. No entanto, quando o paciente possui baixa mobilidade entra em ação o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que é composto por médico, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico. Os profissionais formam uma equipe completa que presta assistência no próprio domicílio. O Serviço visa reduzir a demanda nas unidades hospitalidades com a humanização do atendimento e a ampliação da autonomia dos usuários.

O Serviço de Atenção Dominilar promove à saúde, auxilia na prevenção e tratamento de doenças, além de dar suporte na reabilitação dos pacientes, todas essas atividades são prestadas em domicílio. Na assistência em saúde bucal, os pacientes recebem a visita de cirurgiões-dentistas, que realizam orientações de higiene oral no leito e executam procedimentos cirúrgicos, fazendo com que os pacientes tenham uma melhoria na qualidade de vida e não precisem se deslocar para receber atendimento.

A cirurgiã-dentista Marcelle Coelho, atua há 16 anos com cuidados em saúde bucal no município e começou integrar a equipe do Serviço em 2023. Ela fala da satisfação sobre o trabalho que desempenha. “Estou há quase um ano no Serviço de Atenção Domiciliar  e falo com satisfação desse cuidado que temos com os pacientes em seus domicílios. Tenho hoje quase 100 pacientes, e quando vamos as residências realizamos orientações de cuidados e higiene para os respectivos cuidadores dos acamados, quando necessário realizamos procedimentos cirúrgicos. Vejo como nosso trabalho, externo aos consultórios, contribui na qualidade de vida desses pacientes”, explicou. (Ascom)