Resultado de imagem para 5 de fevereiro é o dia Nacional da Mamografia"

Com o diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 95%

Nesta quarta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, exame que detecta o câncer de mama. Segundo dados Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com altos índices de mortalidade. De acordo com a Mastologista do Hospital Geral e Urgência (HGU), Priscila Lucena, a mamografia é o exame mais eficaz para o diagnóstico da doença em fase inicial, o que aumenta as chances de cura.

Mastologista do Hospital Geral e Urgência (HGU), Priscila Lucena

“A Mamografia é o melhor exame para rastreamento dos tumores mamários e possui fundamental importância no diagnóstico do câncer de mama em fase inicial, pois suas imagens possibilitam o médico identificar lesões que ainda não formaram nódulos e, desta forma, não são percebidas durante o autoexame. O diagnóstico precoce do câncer de mama proporciona maiores chances de cura para as pacientes (aproximadamente 95%)”.

A Mastologista explicou também que o exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos de idade. “A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização anual da Mamografia, a partir dos 40 anos, em mulheres assintomáticas, como define a Lei 11.664/2008. . Em casos específicos, quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens. No SUS, porém, por determinação do Ministério da Saúde, a orientação é para que a Mamografia seja realizada em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a cada dois anos”.

Em Petrolina, o exame pode ser feito no Hospital Geral e Urgência (HGU).

Sobre o HGU

Criado em Petrolina no dia 20 de junho de 1984, o Hospital Geral e Urgência constitui a maior rede própria de saúde da região do Vale do São Francisco.

Sua estrutura conta com  mais de 300 colaboradores que atuam nas quatro unidades, hospital de alta complexidade, centros médico que atendem diversas especialidades, unidade ambulatorial em regime de plantão, além do Centro de Prevenção e Reabilitação (CENPRE).

O Plano HGU Saúde surgiu em 1993. Atualmente atende cerca de 25 mil pessoas distribuídas nos planos empresarial, familiar e individual. Além de contar com toda a estrutura do Novo HGU, elas podem usufruir dos serviços de urgência e emergência a nível nacional.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui