Home Sem categoria Na Semana de Ciência e Tecnologia, Prefeitura de Petrolina expõe projetos inovadores...

Na Semana de Ciência e Tecnologia, Prefeitura de Petrolina expõe projetos inovadores e consolida parcerias

610
0

A revolução ocasionada pela chegada da Educação 5.0 foi a principal temática impulsionadora da 11ª edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia durante essa semana. Promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, o evento contou com palestras e oficinas capitaneadas por nomes importantes do cenário nacional e regional, além de uma Feira de Ciências com experimentos confeccionados pelos estudantes da rede municipal e apresentações culturais.

A iniciativa contou com a parceria da Vivo Telefônica, Itaú Social, Rede de Ensino e Pesquisa (RNP), Big Brain, Sincroniza Educação, Ensina Brasil, Instituto de Assuntos Avançados-USP, Maia Educacional, Universidade de Pernambuco (UPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Petrolina. Para a coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Arlete Reges, o evento foi um grande sucesso de público e participação.

“Para a realização da Semana de Ciência e Tecnologia trouxemos a nossa rede para apresentar as suas produções usando as tecnologias adquiridas pela gestão municipal. Houve também a Feira de Ciências, onde os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos por meio da pesquisa e experimentação. Finalizamos esse evento felizes e realizados, porque fizemos o melhor para nossa rede, com o incentivo do prefeito Simão Durando”, destacou Arlete.

O ponto alto do evento foi a consolidação da parceria entre a Prefeitura de Petrolina com a Fundação Telefônica Vivo, que já está ofertando formações on-line para professores da Rede Municipal por meio da plataforma ‘Escolas Conectadas’, com o objetivo de transformar as práticas pedagógicas dos docentes e com foco na recomposição da aprendizagem dos estudantes. E a parceria com o grupo Mathema, que vai promover formações para os educadores na área de matemática a partir de 2023.

A Educação 5.0 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está implementando essa metodologia na rede de ensino com investimentos em ferramentas tecnológicas e ações de inovação, que colocam os estudantes em um contexto colaborativo de aprendizagem com foco na resolução de problemas, para promover o seu desenvolvimento socioemocional e a sua integração com o vasto mundo da tecnologia. Dentro dos diversos investimentos e melhorias, o município adquiriu 126 mesas interativas “PlayTables”; implementação do Minecraft Educacional na Escola Municipal Walter Gil, no bairro Mandacaru; contemplou 926 alunos do 3º ao 9° ano da escola Santa Terezinha, no Bairro Dom Avelar, com chip de banda larga móvel. Todas as unidades educacionais possuem Wi-fi, com acesso liberado para estudantes e profissionais da Educação, entre várias outras conquistas.(Ascom)

Previous articleCriados por jovens recifenses, games ajudam na prevenção e no diagnóstico de doenças crônicas
Next article‘Falar de mudança de hábito para quem precisa de tratamento para emagrecer é conversa para boi dormir’, diz médico