Home Sem categoria Na Espanha, Guilherme Coelho visita cooperativas agropecuárias e fórum sobre inovações tecnológicas...

Na Espanha, Guilherme Coelho visita cooperativas agropecuárias e fórum sobre inovações tecnológicas para agricultura

1269
0
Guilherme Coelho na Espanha

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, participou do V Fórum DATAGRI, realizado nos dias 10 a 11 de novembro, em El Ejido, na Espanha.

O evento, referência na Europa e na América Latina, foi um ponto de encontro da rede agroalimentar, apresentou inovações tecnológicas e gerou oportunidades de negócios por uma agricultura sustentável, segura e de qualidade.

Guilherme Coelho foi convidado pela Associação de Empresas de Eletrônica, Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Conteúdos Digitais (AMETIC) para representar a fruticultura brasileira no fórum. A programação abriu espaço para palestras e mesas redondas sobre a digitalização no setor agrícola, workshops e visitas a estufas onde são cultivadas plantações.

“A região de El Ejido apresenta condições que inviabilizam a produção agrícola, como solos ruins e falta de água. Os espanhóis passaram a plantar em estufas com equipamentos de ponta que permitem o controle total do ambiente, da umidade do ar até a chegada de pragas, a exemplo do míldio. Aqui, podemos ver como a tecnologia pode ajudar a enfrentar as adversidades naturais para produzir alimentos em grande quantidade e qualidade”, explicou Guilherme Coelho.

O presidente da Abrafrutas ainda teve a oportunidade de conversar com o ministro da Agricultura  da Espanha, Luis Planas, e  com o prefeito de El Ejido, Francisco Góngora Cara.

Cooperativismo fortalecendo a agropecuária espanhola

Segundo Guilherme Coelho, cooperativismo é outro grande aliado do desenvolvimento agropecuário do país. Ele conta que conheceu o trabalho da Cooperativa de Agricultores e Pecuaristas (COAG), constituída por 150 mil pequenos produtores e criadores e a UNICA, formada por 22 cooperativas de agricultores familiares que produzem hortaliças e frutas. “As cooperativas representam os interesses e apoiam os cooperados ajudando na atualização tecnológica da produção, por exemplo”, comentou.

Guilherme Coelho ainda fez visitas técnicas à Fundação para Tecnologias Auxiliares da Agricultura (Fundación Tecnova), centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia do setor agrícola e a Hispatec Agrointeligência, empresa líder mundial em software de gestão agroalimentar.

Da Espanha, o presidente partirá para Sharm El Sheikh, no Egito, onde fará uma apresentação, no próximo dia 15 de novembro, em um dos painéis da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.(Ascom)

Previous articlePetrolina sobe para elite do futebol Pernambucano e jogadores vibram com a conquista
Next articlePopulação mundial se aproxima de 8 bilhões; número deve ser atingido nesta terça (15)