Os colaboradores das faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro estão produzindo protetores faciais para serem doados aos profissionais de saúde do Vale do São Francisco que estão atuando no combate ao novo coronavírus. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) reforçam a proteção contra a Covid-19 e serão disponibilizados para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros agentes das unidades de saúde das redes públicas e privadas situadas na região.

Até a próxima semana, a equipe da UniFTC espera concluir a fabricação de 300 protetores faciais, que serão destinados à Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), repassados para as unidades de referência em cuidados ao novo coronavírus, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192).

No município de Petrolina, os EPIs serão enviados aos hospitais Dez de Campanha e Urgências e Traumas Doutor Washington Antônio de Barros – HUT. O ato será estendido à rede privada, concedendo também, gratuitamente, para os Hospitais Unimed e Neurocárdio. Outro lote de máscaras será doado para o Posto de Saúde Eliomar Cavalcante, em Sento Sé (BA), que atende cerca de 60 pacientes diariamente.

A iniciativa faz parte do Movimento pela Prevenção, implantado pela UniFTC em todas as unidades da Rede de Ensino, visando promover ações focadas na solidariedade e na promoção da saúde diante da pandemia mundial da Covid-19.

O diretor das faculdades UniFTC de Juazeiro e Petrolina, Andrei Mello, agradece o empenho dos profissionais em avançar neste projeto social. “A equipe está comprometida com a ação e em breve entregaremos este importante EPI para os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Estamos muito felizes com a iniciativa, que só vem reafirmar nosso compromisso com a comunidade, em prol de uma saúde de qualidade. Parabéns a todos os envolvidos. Vamos nos unir na luta contra a disseminação do novo coronavírus”, afirmou.

Para a fabricação das máscaras faciais, o Centro Universitário está investindo na aquisição de filamentos, utilizados nas impressoras 3D para a produção das bases que servem de suporte, bem como na compra de lâminas de acrílico, que é usado na parte frontal das máscaras. O material está sendo confeccionado no Laboratório Multidisciplinar da UniFTC de Petrolina. A equipe de produção responsável é formada pelo professor Fabrício Porfírio, pela coordenadora dos cursos de Engenharias, Denise Almeida e pela supervisora dos laboratórios, Rachel Lira.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui