
O ano de 2023 tem se destacado pelos avanços que consolidam o tratamento da obesidade no Brasil. Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2, trata-se da tirzepatida, vendida sob a marca Mounjaro, que supera a eficácia do Ozempic.Assim como a semaglutida, a tizerpatida foi inserida nos estudos como uma substância voltada para o controle da diabetes mellitus tipo 2, e consequentemente, também passou a ser usado no tratamento da obesidade, a partir de excelentes resultados, comprovados cientificamente. O registro da Anvisa, prevê a injeção do Mounjaro nas concentrações de 5 mg/mL, 10 mg/mL, 20 mg/mL, 25 mg/mL e 30 mg/ML.
De acordo com a dra. Carolina Almeida, diretora médica do Núcleo GA Petrolina, a diferença dos dois medicamentos está na composição. “A tizerpatida também é de aplicação subcutânea e atua em dois receptores, que são o GLP1 e GIP, substâncias produzidas no intestino e que promovem sensação de saciedade, retardam o esvaziamento gástrico e controlam a insulina no corpo. Isso faz com que haja um efeito de perda de peso. Então, diferente da semaglutida que só age em apenas um receptor, a tizerpatida age em dois receptores, o que aumenta a sua potência tanto no tratamento da diabetes, como no tratamento da obesidade”, disse.
Apesar da empolgação com a aprovação da Anvisa, a dra. Carolina Almeida explica que o medicamento ainda não está à venda no Brasil.:
“Sem dúvida, a aprovação pela agência reguladora nacional é um marco muito importante, contudo, a tizerpatida ainda não está disponível para comercialização. É necessária uma análise de viabilidade econômica para que seja estipulado o preço, ainda não existe previsão para o início das vendas no Brasil”, ressaltou a médica.
No registro, a Anvisa destacou que o medicamento é indicado para uso em conjunto com a realização de dieta e exercícios “para melhorar o controle glicêmico de adultos com diabetes mellitus tipo 2”. Segundo a Anvisa, entre as reações adversas mais comuns relacionadas ao Mounjaro estão à tolerabilidade gastrointestinal e diminuição do apetite. Esses efeitos colaterais são facilmente identificáveis por pacientes que devem estar sob acompanhamento médico.