
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávero, passou a sexta (15) e o sábado (16) visitando o Vale do São Francisco, nos lados baiano e pernambucano. Ele, que é mato-grossense, ficou satisfeito em conhecer a região. “Estou encantado em ver a resiliência de homens e mulheres que não se curvaram diante do clima inóspito e fizeram disso uma grande oportunidade, gerando riqueza. Vamos apoiar mais projetos como este” , falou o ministro.
A secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Éllen Viégas, disse, ao final dos dois dias de visita, que toda parceria é bem-vinda e que a visita oportunizou ao ministro conhecer as potencialidades do Vale e as necessidades do produtor rural.

Fávero visitou experimentos com o plantio de frutas nos campos da Embrapa Semiárido, acompanhado da diretora regional do órgão de pesquisa, Auxiliadora Coelho. As pesquisas que visam reduzir a emissão de carbono chamaram a atenção do ministro.
No projeto de fruticultura irrigada Maria Tereza, apoiado pela Codevasf, o ministro também esteve presente. Acompanhado da secretária pernambucana e do empresário do Vale do São Francisco, Guilherme Coelho, ele visitou o perímetro irrigado para a produção de uva e ouviu a história de pequenos produtores que vieram de outras regiões e se estabeleceram no Vale.
A Univasf foi o local de encerramento da visita mais tarde, onde Viégas e Fávero foram apresentados aos laboratórios móveis do projeto Agrotec, uma iniciativa realizada em cooperação com o Governo Federal, destinada a prestar serviços aos produtores rurais.
(Diário de Pernambuco)