Home Sem categoria Melhor do Nordeste no setor Agro, Juazeiro apoia atualização da Pesquisa Agrícola...

Melhor do Nordeste no setor Agro, Juazeiro apoia atualização da Pesquisa Agrícola Municipal e garante crescimento expressivo no setor

785
0

Recentemente a Revista Exame publicou o 9º levantamento anual feito pela consultoria Urban Systems, onde Juazeiro foi classificada como a 6ª melhor cidade do país – posição superior à de 2021, no eixo econômico do agronegócio, colocando o município como a única do Nordeste entre as dez melhores posicionadas.

Entre os principais fatores que contribuíram para a conquista desta colocação está a atualização da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), realizada anualmente pelo IBGE e que no ano de 2021 contou com o expressivo apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap).

Pesquisa Agrícola Municipal (PAM)

A Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), fornece informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e preço médio pago ao produtor, no ano de referência, para 64 produtos agrícolas (31 de culturas temporárias e 33 de culturas permanentes).

As culturas temporárias, cabe destacar, são as de curta ou média duração, uma vez que seu ciclo reprodutivo é inferior a um ano, e, depois de colhidas, precisam de um novo plantio. As culturas permanentes, por outro lado, são as de ciclo longo, cujas colheitas podem ser feitas por vários anos sem a necessidade de novo plantio. O IBGE coleta as informações da pesquisa diretamente com produtores rurais e por informantes previamente escolhidos, como: Técnicos e/ou outras pessoas experientes do setor, representantes das classes produtoras (Ongs, sindicatos, associações e cooperativas de produtores), órgãos da administração Municipal e/ou Estadual (secretarias de agricultura, BahiaTer, Codevasf, Distritos irrigados, entre outros).

“Em razão da pandemia, tivemos dificuldade na coleta das informações referentes a 2019 (que é coletada em 2020) e 2020, por essa razão, no final de 2021, fizemos uma parceria com o município visando atualizar os dados referentes a 2020 e 2021, na qual o município concedeu apoio logístico, com veículos e técnicos que auxiliaram na identificação das áreas da coleta, onde atualizamos as informações da produção agrícola do município. Com a atualização, tivemos um aumento de cerca de 24% da área total colhida e de aproximadamente 36% no valor total da produção”, explica Saulo Almeida, coordenador de área do IBGE em Juazeiro.

Destaque

O gestor da Adeap, Denis Medrado explica que, de acordo com os dados do PAM, entre as culturas com maior aumento de produção no município está a manga. “Em 2021, com crescimento de 28,9%, Juazeiro voltou a ser o maior produtor de manga do país, depois de oito anos (desde 2013). Este mesmo PAM mostra que o principal município baiano na fruticultura é Juazeiro, que teve aumento de 23,0% no valor gerado entre 2020 e 2021, chegando a R$ 816,4 milhões. A cidade segue como a 3ª maior do país em valor de produção frutícola”, explica Denis Medrado.

Para a prefeita Suzana Ramos, a gestão municipal tem como foco trabalhar para que Juazeiro não só volte a ser destaque, mas que amplie cada vez mais suas conquistas no cenário nacional. “Nossa cidade sempre teve posição de destaque no cenário nacional, mas ficou estagnada na última década, estamos trabalhando não só para recuperar, mas também manter e realizar novas conquistas, pois aqui a agricultura irrigada é forte, somos polo do setor agropecuário, com destaque para a fruticultura”, assinalou a prefeita Suzana Ramos.(Ascom)

Previous article´Câncer Colorretal`. Especialista explica como se prevenir
Next articleDesigualdade aumenta entre negros e brancos no mercado de trabalho