Home Sem categoria Mary del Priore lança obra sobre negros e mestiços que venceram a...

Mary del Priore lança obra sobre negros e mestiços que venceram a barreira do preconceito e se destacaram na história do Brasil

480
0

À procura deles faz um recorte histórico do período da escravidão até o início do século XX

À procura deles, de autoria da grande e consagrada historiadora Mary del Priore e publicado pela editora Benvirá, traz à tona personagens importantes para a história brasileira que caíram no esquecimento: os negros e mestiços que alcançaram papéis de destaque, mesmo nos tempos mais difíceis do Brasil Colônia e Primeira República.

Mary del Priore fez uma pesquisa detalhada nos registros históricos do País e escolheu personagens negros que, ao romperem a barreira do preconceito, mudaram os rumos de suas próprias vidas e foram protagonistas na sociedade da época.

São magistrados, médicos, jornalistas, engenheiros e um presidente da República, Nilo Peçanha, que assumiu o cargo no início do século XX. A obra não aborda a perspectiva da escravidão, mas, de maneira alguma ignora a história de quem sofreu e ainda sofre com as graves consequências do período. O livro busca apresentar homens e mulheres que inspiraram – e que ainda podem inspirar – gerações de brasileiros.

Entre os personagens e heróis retratados estão:

  • Chica da Silva (escrava alforriada que fez parte da corte da época);
  • Nilo Peçanha (o primeiro presidente negro do Brasil);
  • Henrique Dias (militar herói da Batalha de Guararapes);
  • Francisco Paulo de Almeida (barão e empresário durante o Segundo Reinado);
  • Luiz Gama (jornalista e advogado autodidata);
    Eduardo Ribeiro (primeiro governador negro do Amazonas);
  • Juliano Moreira (fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil).

Mary del Priore nos presenteia com uma oportunidade ímpar de reconhecer essas personalidades e sua participação no desenrolar da história do Brasil. (Ascom)