Saúde alerta sobre a importância da testagem rápida para DSTs após ...

Fundamentais nas estratégias de controle, prevenção e mapeamento do coronavírus, os testes para diagnóstico da Covid-19 serão intensificados em Petrolina. O segundo lote com mais 5 mil kits para testagem rápida foi recebido pela Secretaria de Saúde, nesta terça (28). Com o material, o objetivo é testar ainda nesta semana 300 pessoas com sintomas gripais a fim de verificar se houve crescimento de casos da Covid-19 na cidade sertaneja.

Até o momento, Petrolina contabiliza 29 casos confirmados de transmissão do novo coronavírus. Desses diagnósticos, 15 foram obtidos por meio de testagem rápida, o restante via laboratório do Governo do Estado. As análises rápidas começaram as ser realizadas no dia 15 de abril. Desde então, foram testados com os kits 164 pacientes com sintomas gripais leves.

O teste é semelhante ao de glicemia, que consiste na coleta de sangue com um pequeno furo no dedo do paciente. O resultado sobre o diagnóstico da Covid-19 leva em média 10 minutos para sair após a análise. Todo o processo é feito por profissionais da Secretaria de Saúde apenas em pessoas com suspeita do vírus após o décimo dia de sintomas leves como tosse.

A Prefeitura de Petrolina adquiriu no total 20 mil testes rápidos, dos quais 7,5 mil já chegaram. Segundo o prefeito Miguel Coelho, a decisão de adotar a testagem em todos os pacientes com sintomas gripais tem sido fundamental para nortear a política de prevenção à Covid-19. “As melhores experiências no mundo em relação ao enfrentamento ao coronavírus são comprovadamente onde existe maior testagem. Isso porque, ao identificar quem tem a doença, podemos cuidar desse paciente de maneira adequada e ao mesmo tempo impedimos que essa pessoa transmita o vírus para o restante da população. Com o aumento da testagem, portanto, é natural que cresça o número de casos, mas, em contrapartida, faremos o controle da propagação e preservamos vidas”, justifica o prefeito.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui