Ciro Gomes e Lula, em 2002
Ciro Gomes e Lula

O ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fizeram as pazes no mês passado, em um encontro intermediado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, filiado ao PT, mas aliado dos irmãos Ferreira Gomes em seu estado.

Os dois estavam rompidos desde a eleição de 2018 e o gesto pode significar o início de uma reaproximação entre os partidos de esquerda de olho na disputa presidencial de 2022. Mas o tema não foi tratado no encontro. É o que revela o jornal O Globo nesta quinta-feira (29).

A reunião ocorreu na sede do Instituto Lula, em São Paulo, no início de setembro. Ciro teria desabafado sobre suas mágoas com o PT, enquanto Lula lembrou os ataques do ex-ministro ao partido.

No entanto, o tema central da conversa foi o governo do presidente Jair Bolsonaro e a situação do país diante da pandemia de coronavírus. O resultado da eleição de 2018 também foi debatido.

Os líderes já mudaram o tom ao se referirem um ao outro e cessaram os ataques. Ciro foi ministro da Integração Nacional durante o primeiro governo de Lula, que costumava exaltar a postura leal do pedetista durante a crise do mensalão, em 2005.

Com a eleição de 2018, a relação dos dois se deteriorou. O ex-presidente foi inscrito na Justiça Eleitoral como candidato à Presidência da República, mas foi impedido de concorrer por causa da condenação na Lava-Jato no caso do triplex do Guarujá.

Ciro foi convidado para ser vice de Lula para que, depois que ocorresse o indeferimento, ele assumisse a cabeça de chapa. Na época, Ciro chamou a oferta de “aberração” e “papelão” e disse que não aceitaria ser um “vice de araque”.

Outro ponto de discórdia foi a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco. O PT realizou uma manobra para retirar a candidatura dela em favor de apoio à reeleição de Paulo Câmara (PSB). O acordo impediu que o PSB fechasse aliança com Ciro na eleição presidencial. O pedetista classificou a manobra como “providência golpista”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui