Home Sem categoria Livro sobre Covid-19 no Brasil contém artigos de pesquisadores da Univasf

Livro sobre Covid-19 no Brasil contém artigos de pesquisadores da Univasf

842
0

Professores e estudantes que integram o Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram da elaboração de alguns capítulos do livro “Panorama da Covid-19 no Brasil”, que aborda os diversos cenários da pandemia nos estados brasileiros. A obra, lançada recentemente pela editora CRV, foi organizada pelos professores Miguel Albuquerque e Tiago Gandra, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O livro conta com 656 páginas e se divide em duas partes. A primeira traz um panorama geral da Covid-19 nos estados e no Distrito Federal. Na segunda, há 27 dossiês temáticos sobre os impactos, metodologias e iniciativas para compreender e mitigar os efeitos da pandemia. A obra contou com a contribuição de 176 pesquisadores e 95 instituições de todo o Brasil e das mais diferentes áreas do conhecimento.

Entre os capítulos do livro, destaca-se “Panorama da Covid-19 no Estado de Pernambuco”, realizado pelo líder do GPDIN e professor do Colegiado de Farmácia, Rodrigo Feliciano do Carmo, pelos professores Anderson Armstrong, do Colegiado de Medicina da Univasf, e Carlos Dornels, que integra o Colegiado de Medicina da Univasf, mas era docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) à época da elaboração do artigo, e outros pesquisadores. Carmo, Armstrong e Dornels assinam outros artigos no livro, a exemplo de “Panorama da Covid-19 no Estado de Alagoas”, na primeira parte da obra, e “Covid-19 e a População Indígena de Pernambuco: Reflexões para uma Nova Política de Saúde”, na segunda parte. Este último contou também com a participação de estudantes dos Programas de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) e em Biociências (PPGB) da Univasf.

No total, o grupo de pesquisadores da Univasf participou da realização de seis capítulos no livro “Panorama da Covid-19 no Brasil”. A obra está disponível para download gratuito no site da editora CRV.

Previous articleDanilo no Itaparica: “tem gente querendo vender o Rio São Francisco”
Next articleA polêmica Lei Complementar nº 192/22 e a apropriação dos créditos de PIS/Cofins