O candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho (PSD) participou, junto com sua vice, Denise Lima, de uma reunião, nesta sexta-feira (25), com representantes da Associação de Surdos de Petrolina (ASP). Com o apoio da interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Maria da Conceição Soares, Julio conversou com o grupo para entender as principais pautas e incluir sugestões ao Plano de Governo, também se comprometeu com a criação da Casa da Acessibilidade, um espaço destinado para pessoas com deficiência.

“A Casa da Acessibilidade vai receber as pessoas com deficiência da nossa cidade e vai prestar um serviço de assistência para que elas não precisem se deslocar para pontos diferentes de Petrolina para ter acesso aos seus direitos. Inclusive, lá vai existir a Central de Libras, espaço exclusivo e gratuito para atendimento de surdos nos serviços públicos. Eu me comprometo em criar esse espaço porque sei o quanto ainda temos que caminhar para chegar no ideal e, se penso uma Petrolina melhor para todos, tenho que criar possibilidades para todos”, explicou.

Para a presidente da associação de surdos do município, Maria Helena, conhecida como Leninha, ter um espaço voltado para o atendimento da pessoa com deficiência e que nesse espaço ela possa ser entendida e inserida nas discussões é uma iniciativa muito importante. Segundo ela, ainda existem muitos desafios, como a ausência do ensino de Libras para as crianças nas séries iniciais, a falta de acessibilidade nos espaços públicos, além das dificuldades de conseguir emprego nos diversos setores. “Eu quero a liberdade de me comunicar em todos os espaços. Não é ter pena, é ter respeito”, afirmou.

Julio também aproveitou para homenagear o grupo pelo Dia Nacional do Surdo, comemorado neste sábado (26) e que faz parte do ‘Setembro Azul’, mês da visibilidade da comunidade surda brasileira. O mês de setembro é muito importante para a comunidade surda no Brasil porque muitas conquistas aconteceram nesse mês. Além do Dia Nacional do Surdo, neste mês, comemora-se também, o Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado no dia 23, por determinação das Nações Unidas, e o dia do tradutor, celebrado no dia 30.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui