Home Sem categoria Juazeiro vivencia Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Juazeiro vivencia Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

2899
0

Até o próximo dia 08 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro está vivenciando a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A proposta é estimular nas Unidades Básicas de Saúde do município a discussão sobre o assunto dentro do programa de planejamento familiar.

Atualmente, 111 adolescentes grávidas estão em acompanhamento na rede pública de saúde de Juazeiro – sendo 5, com idade entre 10 e 14 anos, e 106 entre 15 e 19 anos.

A diretora de Atenção Primária de Juazeiro, Marcela Oliveira da Silva Moura diz que o mais importante é a prevenção através da educação, de forma compreensiva e integrada, para que adolescentes e jovens adotem um comportamento sexual responsável. “A gente faz o acolhimento dessas adolescentes  dentro do programa de planejamento familiar e apresenta os métodos contraceptivos que são oferecidos gratuitamente em toda a rede”, destacou Marcela.

Instituída pela Lei nº 13.798/2.019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Os riscos e as consequências da gravidez na adolescência, além da mortalidade materna, envolvem o nascimento prematuro, aborto, rompimento do útero, entre outros. E com a grande mudança de vida, essa adolescente vai deixar a escola por conta da gravidez e do puerpério (pós-parto), porque a criança precisa da mãe”, completou Marcela.

Adolescentes

Pessoas com idades entre 10 e 20 anos incompletos representam entre 20% e 30% da população mundial. Estima-se que no Brasil essa proporção alcance 23%. A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano.