Home Sem categoria Jovem agrônomo comemora aprovação em três programas de mestrado no vale do...

Jovem agrônomo comemora aprovação em três programas de mestrado no vale do São Francisco

276
0

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e sorrindo

O Engenheiro Agrônomo Teonis Batista, que colou grau no dia 20 de janeiro deste ano de 2021, foi aprovado, antes mesmo da formatura, em um programa de mestrado em instituição de renome no cenário brasileiro.

Teonis foi aprovado em três programas, sendo no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal Edital PRPPGI Nº 20/2020 pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

No Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco. EDITAL Nº 21/2021

No curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada, ofertado pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Teones decidiu fazer o mestrado em produção vegetal na área de Estudo da Cognição em Fisiologia Pós-Colheita.  Sua pesquisa será voltada para trabalhos com ênfase na cultura de importância social e econômica para a região como videira.

“Minha familia sempre me incentivou a estudar, me dando todo suporte”. Ressalta o pesquisador Teonis Batista , acrescentando que diversos aspectos foram importantes para
essa conquista. “A iniciação científica desde o primeiro semestre até o último, a orientação da professora Flávia Cartaxo, Adelmo Santana, Patricia Pereira e Vitor Lorenzo, bem como a estrutura e as oportunidades oferecidas pelo IF-Sertão Campus Petrolina Zona Rural foram fundamentais tanto para a escolha do mestrado como também pela aprovação”.

Disse ele ainda, “ que essa conquista se deve ao apoio recebido durante a graduação onde foi possível desenvolver projetos na área de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”.

Teonis ainda teve experiência nas áreas de conhecimento de plantas medicinais: resgatando e reconhecendo as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, na forma de resumos, resumos expandidos e artigos completos. Possui 8 capítulos de e-books publicados. E faz parte do grupo de pesquisa de Ecofisiologia e
Taxonomia das Plantas da Caatinga coordenado pela Professora Dra. Flávia Cartaxo Ramalho Vilar atuando nas linhas de pesquisa, Educação ambiental no campo, Biodiversidade da flora da caatinga: Florística e Fitossociologia, Plantas medicinais:ecologia, anatomia, taxonomia, prospecção fitoquímica e farmacobotânica e a extensão rural e o desenvolvimento sustentável.

“ Meus agradecimentos também ao projeto do Horto Medicinal Orgânico, pela oportunidade de conduzir minhas pesquisas acadêmicas” disse o mestrando.

O novo engenheiro agrônomo informou ainda, que seu desejo é seguir na área da pesquisa e se dedicar futuramente à docência.

 “Sou  muito grato a todos os professores e professoras da minha infância até a do curso de Engenharia Agronômica do IF-Sertão Campus Petrolina ZonaRural por todo apoio e incentivo que tive durante e após a realização da graduação”.

Ele celebrou com os amigos e principalmente com os familiares, todas essas conquistas e etapas em sua vida profissional.