Home Sem categoria Jornalista abriu esta semana série de entrevistas artísticas. Neste sábado(24) o convidado...

Jornalista abriu esta semana série de entrevistas artísticas. Neste sábado(24) o convidado é o cantor, compositor e professor Tadeu Mathias

217
0

 

Emanoel Andrade

O jornalista, professor e pesquisador Emanuel Andrade, abriu esta semana, uma série de entrevistas no formato “lives”  por meio do projeto “Conversa Musical”, com artistas de vários estilos da Música Popular Brasileira. A iniciativa faz parte das atividades aprovadas, no final do ano passado, pela lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura. As entrevistas estão sendo realizadas através de sua rede social – Instagram (@emanueldeandradefreire), incialmente às quartas-feiras e sábados.

A conversa de abertura da série, aconteceu nessa quarta-feira (21) às 18 h,  com o poeta cantador e escritor pernambucano radicado em Salvador(BA), Maviael Melo, que lançou recentemente o livro O Espelho dos Girassóis, para o qual Andrade assinou o texto da orelha. Segundo o jornalista, apenas o bloco das três primeiras entrevistas está inserido no contexto da lei cultural. Os próximos blocos de conversas, seguem como atividade de extensão da Universidade da Bahia(Uneb), o que vai resultar numa pesquisa sobre a representação do Nordeste na MPB e o discurso político e poético dos cantores/letristas.

“A pesquisa, na prática, já vem ocorrendo há anos com entrevistas já feitas com vários artistas, todos de origem nordestina, a exemplo de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Belchior e Gilberto Gil. A meta é ampliar o elenco de artistas do Nordeste independente de onde estejam vivendo agora, mas que sua produção musical seja analisada de maneira direta o objetiva com suas particularidades discursivas”, observa Emanuel Andrade.

Depois da entrevista de Maviael Melo, a conversa do dia  24 de abril, neste sábado, será com o cantor, compositor e professor de canto Tadeu Mathias, paraibano de Campina Grande, radicado no Rio de Janeiro, desde os anos 1980. Tadeu participou de várias turnês de Elba Ramalho e é autor da canção “Me perdoa”, gravada pela cantora também paraibana.

A terceira entrevista da série acontece na quarta-feira (28), com o sanfoneiro, cantor e compositor e Targino Gondim, um dos autores de “Esperando na janela” e outras canções de sucesso. A ideia central do Conversa Musical é descortinar o trabalho artístico de cada um a partir do processo de criação, bastidores das parcerias, ideias das canções, letras e contexto, entre outra curiosidades. (Ascom)