Home Sem categoria Janeiro Branco: Hospital Dom Malan promove ações com as mães

Janeiro Branco: Hospital Dom Malan promove ações com as mães

330
0

De acordo com as definições do próprio site do Janeiro Branco (https://janeirobranco.com.br/), a campanha, ao estilo do Outubro Rosa e Novembro Azul, tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e instituições humanas.

A campanha é assim chamada, pois, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Durante o mês, as organizações sociais, setores públicos e privados, realizam palestras, oficinas, cursos, workshops e rodas de conversa, entre outros tipos de abordagens. Há anos o Hospital Dom Malan adere ao movimento e realiza em janeiro ações voltadas para os pacientes, funcionários e colaboradores.

Em 2022, a programação teve início com um momento com as mães do Alojamento Canguru, promovido pela residente de Saúde da Mulher, Luana Costa. “Realizei uma dinâmica de autoavaliação usando o pentagrama do bem-estar e a roda de conversa surgiu espontaneamente. Falamos sobre a importância dos momentos de autocuidado e bem-estar no dia a dia, para promoção da saúde mental. O resultado foi muito positivo”, garante.

As mulheres que ficam acompanhando seus filhos no hospital, muitas vezes cumprem uma jornada de meses dentro do serviço de saúde. Algumas precisam ficar na Casa de Apoio e perdem o contato temporário com a família. Por isso, o apoio psicossocial se torna tão importante. “Buscamos realizar abordagens com o serviço social e a psicologia a fim de sanar ou minimizar essas lacunas provocadas pelo tempo de hospitalização. É o trabalho multiprofissional fazendo a diferença”, ressalta Luana, que é assistente social.

Para a supervisora de Serviço Social e Psicologia, Kátia Silene, essa união de forças é de extrema importância. “Precisamos entender a saúde como uma soma, cada indivíduo precisa ser visto no seu todo, e é isso que buscamos fazer no HDM. Saúde mental faz parte da nossa pauta anual, mas as ações são intensificadas nesse período. O Janeiro Branco faz parte do nosso calendário da saúde e as ações continuam”, finaliza.(Ascom)

Previous articleVisitas serão suspensas, por dois fins de semana, em 13 unidades prisionais de Pernambuco
Next articleAguardem! Carro da Vacina irá para o N7 neste domingo(23)