Home Sem categoria Barragem de Sobradinho atinge 76,79% de seu volume

Barragem de Sobradinho atinge 76,79% de seu volume

2502
0

Vazão da Barragem de Sobradinho continua aumentando e vai atingir mais um índice de recorde * LAGOA GRANDE NOTÍCIAS

O reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), instalada no rio São Francisco, atingiu, ontem (8), 76,79% de seu volume útil, recebendo uma quantidade de água na ordem de 4.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) e liberando um total de 3.000 m³/s. Este é o segundo ano consecutivo, depois de mais de oito anos de estiagem, em que o Rio São Francisco se encontra em boas condições hidrológicas. E 2022 foi a segunda vez em 13 anos que Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade.

Desde o mês de novembro de 2022, iniciou-se o período chuvoso nas Bacias hidrográficas do Nordeste. Na Bacia do Velho Chico, onde estão instaladas oito usinas hidrelétricas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), a Empresa opera dentro da normalidade, com vazões programadas de seus reservatórios, atendendo a diretriz de controle da cheia.
A programação divulgada pela Eletrobras Chesf para Sobradinho e Xingó (AL) prevê uma redução gradativa até o próximo dia 13 de fevereiro, quando ambas as usinas passam a praticar vazões na ordem de 2.000 m³/s.

No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 70,77% de seu volume. Com o atual volume de Sobradinho, 76,79%, o cenário se mostra favorável para a garantia da manutenção das águas necessárias à geração de energia hidrelétrica, quando iniciar o período seco (entre maio e novembro), e para a garantia dos usos múltiplos das águas pelas comunidades ribeirinhas e cidades no Baixo São Francisco.

WhatsApp Image 2023-02-07 at 12.14.25.jpeg
Rio São Francisco nas Cachoeiras de Paulo Afonso (BA)
O Velho Chico é um patrimônio nacional e do povo do Nordeste. No rio, correm as águas que garantem a geração hidrelétrica transmitida pela Eletrobras Chesf para o Sistema Interligado Nacional e abastece de energia do Norte ao Sul do País. Essas mesmas águas também são vida, e garantem ainda a subsistência de milhões de brasileiros nas margens do rio ao longo de quatro estados nordestinos, com o controle dos reservatórios realizado pela Companhia.
Fotos: André Schuler
Informações: Chesf