Home Sem categoria Prorrogado o prazo para as inscrições nos cursos em áreas técnicas das...

Prorrogado o prazo para as inscrições nos cursos em áreas técnicas das artes cênicas em Petrolina

1153
0

Os cursos nas áreas de técnico de luz, técnico de som, técnico de palco e produção e gestão cultural são gratuitos e serão ministrados por profissionais renomados. As inscrições podem ser feitas a partir de 11 de julho no site da instituição. O objetivo é introduzir o aluno no universo das artes cênicas com aulas teóricas e práticas, além de estágio para aprender na prática

O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) prorrogou o prazo para as inscrições para o processo seletivo do programa PTAC – Petrolina, que podem ser feitas até o dia 29 de julho. O programa oferece cursos nas áreas de técnico de luz, técnico de som, técnico de palco e produção e gestão cultural. As inscrições devem ser feitas no site www.itb.art.br. Os cursos são gratuitos e as aulas ocorrerão entre15 de agosto a 10 de setembro de 2022.

Podem participar do processo candidatos que possuam Ensino Médio completo e tenham mais de 18 anos. A seleção ocorre em duas etapas e leva em consideração a Lei nº 12.711/2012, sobre a política de cotas para o ingresso em universidades públicas federais. A primeira fase consiste na análise da ficha de inscrição do candidato; e a segunda, em entrevistas com os coordenadores dos cursos.

Os responsáveis pelo programa são a consultora pedagógica Maria Thais, os coordenadores pedagógicos André Prado e Gabriel Fontes Paiva (que também coordenam as oficinas de luz e produção, respectivamente) e os coordenadores das oficinas de som, André Omotee palco, Carol Bucek. O corpo docente contará ainda com mais de 40 profissionais de notório conhecimento nas disciplinas ministradas.

Como funcionam os cursos

Com duração total de 96 horasde aulas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório, o PTAC oferece formação nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção. As aulas terão formato híbrido, presencialmente nas dependências do Sesc Petrolina,e online por meio de plataforma digital. O programa tem formato de laboratório e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênicas, além de conteúdo específico sobre cada área. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito a retirar o registro profissional.

Cada curso é dividido em quatro módulos. O Módulo 1 (48 horas) tem grade curricular comum para todas as turmas, pois seu objetivo é contextualizar o aluno na área artística e no ambiente profissional.

Com grade específica por curso, o Módulo 2 (16 horas) busca fundamentar o aluno sobre os fenômenos científicos e conceitos da área escolhida. O Módulo 3 (32 horas) aprofunda e desenvolve os conhecimentos vistos até aquele momento.

Já o Módulo 4 (40 horas) é o estágio supervisionado com aulas práticas no Teatro Porto Seguro, que tem como objetivo introduzir o aluno no mercado de trabalho e ajudá-lo a experimentar o cotidiano da profissão. Há também uma consultoria a partir da avaliação entregue pela entidade parceira que oferece o estágio.

Formando profissionais

O programa PTAC surgiu da percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre as relações entre a formação e as crescentes demandas do mercado de trabalho de profissionais nas áreas técnicas e de produção, no campo das artes cênicas. Se por um lado observa-se a carência de cursos e estudos dedicados à formação de técnicos e produtores, por outro identifica-se uma crescente oferta de trabalho a estes profissionais, convidados a atuar em diferentes contextos e linguagens. Profissionais com experiência acumulada são cada vez mais solicitados pela produção cultural. Mas os jovens técnicos, na maioria das vezes, trilham um caminho de ensino não formal baseado apenas na instrumentalização técnica, sem perspectiva artística e criativa.

O PTAC é um laboratório de oficinas de formação com foco inicial voltado para a introdução aos fundamentos da linguagem cênica e, a seguir, aos conteúdos específicos de cada área. Pensado como um laboratório prático, criativo, de experimentação, os módulos iniciais são comuns a todas as áreas e o desenvolvimento de projetos específicos fica a cargo de cada uma das áreas.

Alguns princípios norteiam a formulação do PTAC, tais como: construir um programa que observe as especificidades de cada lugar – região, cidade etc. onde será desenvolvido; encontrar parcerias locais (institucional, artística, pedagógica); transitar por regiões, permitindo o intercâmbio entre artistas e formadores de todo o país; ser um laboratório prático de criação e experimentação; desenvolver um programa transversal, que permita aos alunos uma atuação autônoma e responsável.

Para oferecer uma formação plural, que se ajuste ao contexto de cada lugar atendido pelo programa, os cursos serão ministrados por profissionais locais. “O Brasil possui, em todas as regiões, artistas criativos, que conhecem a realidade cultural de seus territórios, com os quais poderemos aprender os diversos modos de fazer teatro”, explica Gabriel Fontes Paiva.

“E os professores locais também farão trocas com os mentores vindos de fora. Queremos que esse intercâmbio torne a experiência ainda mais enriquecedora para os alunos”, acrescenta André Prado.

Serviço:

  • PTAC – Petrolina
  • Inscrições: Até 29 de julho de 2022, feitas por meio do site www.itb.art.br.
  • Aulas: de15 de agosto a 10 de setembro de 2022.
  • Número de vagas: 20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Iluminação.(Ascom)