Home Sem categoria IFSertãoPE realiza projeto para incentivar o empreendedorismo em escolas públicas

IFSertãoPE realiza projeto para incentivar o empreendedorismo em escolas públicas

351
0

Capacitar 160 alunos da Rede Municipal de Educação de Petrolina em empreendedorismo, inovação e o uso de tecnologias digitais na Economia 4.0. Esse é o objetivo do Projeto IF Educa 4.0, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). A iniciativa foi aprovada no edital n° 03/2020, do Instituto Federal do Espírito Santo, e tem o financiamento do Ministério da Educação. O projeto envolve professores dos campi Petrolina Zona Rural e Ouricuri do IFSertãoPE, estudantes do campus Zona Rural e uma servidora da Secretaria de Educação do município.

A proposta do projeto é promover cursos de 160 horas distribuídos em cinco oficinas voltadas para o desenvolvimento de soluções para demandas reais do setor produtivo local. As oficinas são: Empreendedorismo e Inovação, Práticas no desenvolvimento da inteligência artificial, Programação computacional, Uso da tecnologia na agricultura e Cultura Maker. As atividades são ministradas por estudantes bolsistas e professores voluntários do IFSertãoPE. O público-alvo é formado por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

A pandemia de covid-19 atrapalhou os planos iniciais do IF Educa 4.0, mas a equipe ajustou o projeto e se adaptou à nova realidade. O projeto está sendo desenvolvido na Escola Piloto Nossa Senhora Rainha dos Anjos, depois da apresentação da proposta à equipe da escola e recebeu o apoio da instituição para o desenvolvimento das ações. Assim, estão sendo ofertadas duas turmas, com 20 estudantes do 8º ano cada e atividades semipresenciais.

O projeto segue até dezembro de 2022 e a expectativa da coordenadora, professora Andrea Nunes, é que os estudantes atendidos possam despertar para o empreendedorismo. “espera-se com este projeto engajar os alunos em empoderamento digital, além de desenvolver habilidades empreendedoras que possibilitam a inovação social e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento da região”, pontuou.

Para conhecer melhor o IF Educa 4.0, assista a esse vídeo produzido pela equipe do projeto.(Ascom)

Previous articleEm menos de 24 horas Petrolina já vacinou mais de 10 mil pessoas contra a COVID-19
Next articleGovernador Paulo Câmara fala em “delírios totalitários” de Bolsonaro