Home Sem categoria Julianeli Tolentino assume a superintendência do HU-Univasf

Julianeli Tolentino assume a superintendência do HU-Univasf

884
0

Com a nova nomeação, Ricardo Santana passará a liderar a Gerência de Ensino e Pesquisa

A superintendência do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) será ocupada pelo professor Julianeli Tolentino, nomeado nesta quinta-feira (25), por meio portaria publicada no Diário Oficial da União. Diante da nova nomeação, o professor Ricardo Santana de Lima, que estava no cargo desde o dia 3 de abril, assumirá a Gerência de Ensino e Pesquisa, permanecendo como um dos membros do Colegiado Executivo do HU.

Julianeli Tolentino é professor associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e foi reitor da instituição de ensino por dois mandatos (2012-2015 e 2016-2020). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar pela Univasf, bem como mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB.

Enquanto esteve atuando recentemente como reitor pro tempore da Univasf, Julianeli Tolentino visitou as instalações do HU-Univasf no início do mês de fevereiro, ocasião na qual ressaltou o engajamento para viabilizar alternativas para o desenvolvimento dos processos acadêmicos em sintonia com a atenção à saúde na região, buscando, para tanto, novas parcerias com foco nas potencialidades do HU. “Precisamos somar esforços e definir as melhores estratégias para aprimorar as condições de trabalho dos profissionais, os cenários de ensino e pesquisa e, consequentemente, a qualidade dos serviços voltados à população”, pontuou Tolentino.

“A chegada de professor Julianeli muito contribui com a perspectiva de maior integração entre os processos hospitalares e universitários, portanto, nos esforçaremos para que esta transição seja exitosa e agregue diferentes vivências e conhecimentos a favor do propósito do HU e da Ebserh”, destacou o ex-superintendente e futuro gerente de Ensino e Pesquisa, professor Ricardo Santana.

Sobre o HU-Univasf e a Rede Ebserh

O HU-Univasf é a unidade de referência para os 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – PEBA, formada por seis microrregionais de saúde e abrangendo uma população de, aproximadamente, 2.077.000 habitantes nos estados de Pernambuco e Bahia. Possui vocação para atenção a urgências e emergências que incluem politraumatismo, neurologia e neurocirurgia (alta complexidade), traumato-ortopedia (alta complexidade), cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia bucomaxilofacial, clínica médica e cirurgia plástica restauradora, com atendimento multidisciplinar das equipes de saúde.

Faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS. (Ascom)